Cultura

Há conversa sobre o universo e as artes na Galeria Municipal do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Madeline_Weir_Nicole_Huilier_01.JPG

Madeline Weir

Na próxima quarta-feira, 18 de janeiro, às 19h00, o Galeria Energia apresenta mais uma sessão no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, desta vez a partir do maior laboratório de investigação nuclear do mundo.

Concebendo a arte como uma prática impulsionada pelo conhecimento, que, a par da ciência, contribui para a sociedade e é um pilar da cultura contemporânea, o programa Arts at CERN fomenta a investigação, a produção e a partilha de disciplinas criativas para abordar a forma como as grandes questões sobre o nosso universo são exploradas pela ciência.

Nesta conversa, com o título "Vibrações Cósmicas – Da Física às Artes no Cern”, Nicole L'Huiler e Mónica Bello discutem as formas em que a arte e a ciência se desafiam e interrogam mutuamente.

Curadora e historiadora de arte, Mónica Bello dirige o Arts at CERN, em Genebra, promovendo residências artísticas, comissões de arte e exposições. Bello é também curadora do Pavilhão da Islândia na Bienal de Veneza de 2022.

A artista Nicole L'Huillier trabalha com som, vibrações, ressonâncias e múltiplas transduções para explorar a performatividade da micro à dimensão cósmica. Participou no programa Simetria, que lhe permitiu uma residência no CERN e nos observatórios astronómicos do sul do Chile, ALMA e Paranal.

Aconselha-se a inscrição gratuita nas atividades, através do email galeriamunicipal@agoraporto.pt. Mais informações em www.galeriamunicipaldoporto.pt.