Ambiente

Há 25 anos que os espaços verdes do Porto dão a conhecer os morcegos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O programa Noites de Morcegos 2021, a iniciativa do género mais longeva a nível nacional, está quase a chegar ao fim. A procura tem sido sempre muito superior às vagas disponíveis.

Esta iniciativa já proporcionou seis noites de conhecimento e observação dos morcegos do Porto a cerca de 100 pessoas, num roteiro que tem levado várias famílias a usufruir dos espaços verdes da cidade. O Parque da Pasteleira, a Quinta do Covelo, o Parque Oriental, o Parque da Cidade e o Parque de S. Roque são alguns dos espaços que têm vindo a acolher as sessões de observação.

A adesão tem um significado ainda maior no ano em que se comemoram as três décadas do Acordo EUROBATS – Acordo sobre a Conservação das Populações de Morcegos Europeus – e os 25 anos das Noites de Morcegos, 12 das quais comemoradas ininterruptamente pela equipa de Educação Ambiental do Município do Porto, sendo a iniciativa mais longeva no país.

As Noites de Morcegos – com uma procura sempre muito superior à capacidade de oferta – têm sido uma oportunidade para as famílias conhecerem melhor estes mamíferos voadores e o seu papel crucial no ecossistema. Por se alimentarem exclusivamente de insetos, os morcegos são um excelente “inseticida natural”.

A última sessão do programa vai ter lugar nos Jardins do Palácio de Cristal, a 16 de outubro, pelas 18 horas. As inscrições para a respetiva sessão abrem oito dias antes. Pode saber mais aqui.

As sessões, organizadas pela equipa municipal de Educação Ambiental e conduzidas pela bióloga Luzia Sousa, são levadas a cabo no enquadramento das medidas de segurança face à Covid-19.