Grupos folclóricos da cidade vão “cantar as Janeiras” durante dois dias
Porto.
Notícia

João Queirós
Uma das tradições do início de ano volta a sair às ruas da cidade neste fim de semana, depois do adiamento devido ao mau tempo. O tradicional “Cantar as Janeiras” divide-se em dois momentos, com dois locais distintos de apresentação final.
Neste sábado e domingo, os habituais cantares de celebração do Ano Novo vão soar pela cidade do Porto.
Assim, no sábado, 21 de janeiro, e com partida às 15h30, o Rancho Folclórico de Danças e Cantares de Campanhã, o Grupo Folclórico de Lordelo do Ouro, o Orfeão do Porto e o Rancho Folclórico do Porto percorrem as ruas com os temas musicais que marcam esta época, terminando no Mercado do Bolhão, no coberto junto à porta principal (Rua Formosa), onde decorrerá a apresentação final de todos os grupos.
No dia seguinte, domingo, 22 de janeiro, também a partir das 15h30, a Academia de Danças e Cantares do Norte de Portugal, o Grupo de Folclore da Escola Secundária Infante D. Henrique, o Rancho Folclórico de Paranhos e o Rancho Típico do Ilhéu saem para um desfile pela baixa da cidade, concentrando-se depois no átrio da estação ferroviária de São Bento, onde decorrerá o encontro final de todos os movimentos.
A atuação será constituída por três temas de cada grupo e decorrem por ordem de chegada, sendo que, no final, todos cantarão em conjunto um tema predefinido para o efeito.
O acesso é livre e o evento conta com o apoio da Infraestruturas de Portugal e do Mercado do Bolhão.
Programa
Sábado, 21 de janeiro
- Rancho Folclórico de Danças e Cantares de Campanhã
- Grupo Folclórico de Lordelo do Ouro
- Orfeão do Porto
- Rancho Folclórico do Porto
Domingo, 22 de janeiro
- Academia de Danças e Cantares do Norte de Portugal
- Grupo de Folclore da Escola Secundária Infante D. Henrique
- Rancho Folclórico de Paranhos
- Rancho Típico do Ilhéu