Sociedade

Grupos folclóricos animam a cidade com o "cantar as Janeiras"

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_janeiras_2022_02.jpg

Guilherme Costa Oliveira

Estão a chegar ao fim as seis semanas de programação festiva, iniciadas a 1 de dezembro e, como é habitual, o encerramento faz-se este sábado, dia 6, com o "Cantar as Janeiras". A partir das 15h30, nove grupos folclóricos da cidade vão percorrer a Baixa, rumo aos Aliados.

Cada conjunto partirá à mesma hora de um ponto diferente e seguirão depois por percursos distintos até à Praça do General Humberto Delgado, onde atuarão por volta das 17 horas, junto à Árvore de Natal.

Pelo caminho, farão pequenas paragens para que moradores e visitantes possam apreciar as suas canções, acompanhadas de coreografias e indumentária tradicionais.

Eis as coletividades participantes este ano e respetivos itinerários:

> Grupo Folclore da Escola Secundária Infante D. Henrique
Percurso: Terreiro da Sé, Largo do Colégio, Rua de Santana, Travessa da Bainharia, Rua de Mouzinho da Silveira, Rua de Trindade Coelho, Largo dos Lóios, Praça da Liberdade e Avenida dos Aliados.

> Rancho Folclórico de Ramalde Associação Recreativa e Cultural Conjunto Dramático "26 de Janeiro"
Percurso: Rua de Cedofeita, Praça de Carlos Alberto, Rua do Ator João Guedes, Praça de Guilherme Gomes Fernandes, Rua de Santa Teresa, Rua de Avis, Praça de Filipa de Lencastre, Rua do Almada, Rua do Dr. Artur de Magalhães Basto e Avenida dos Aliados.

> Academia de Danças e Cantares do Norte de Portugal
Percurso: Praça de Parada Leitão, Jardim da Cordoaria, Largo da Cadeia da Relação, Passeio dos Clérigos, Rua das Galeria de Paris, Rua de Santa Teresa, Rua de Cândido dos Reis, Rua dos Clérigos e Avenida dos Aliados.

> Orfeão do Porto
Percurso: Praça da Batalha, Rua do Cimo de Vila, Rua Chã, Rua do Loureiro, Avenida de D. Afonso Henrique (Praça de Almeida Garrett), Rua de Sá da Bandeira, Praça de D. João I, Rua do Bonjardim, Rua de Guilherme Costa Carvalho e Avenida dos Aliados.

> Rancho Folclórico do Porto
Percurso: Praça dos Poveiros, Rua de Passos Manuel, Rua de Santa Catarina, Rua Formosa, Rua de Sá da Bandeira, Rua de Fernandes Tomás, Rua do Bonjardim, Rua do Alferes Malheiro, Rua dos Heróis e dos Mártires de Angola e Avenida dos Aliados.

> Grupo Folclórico de Lordelo do Ouro
Percurso: Praça da Ribeira, Rua de São João, Rua do Infante D. Henrique, Jardim do Infante D. Henrique, Rua de Ferreira Borges, Largo de São Domingos, Rua das Flores, Praça de Almeida Garrett e Avenida dos Aliados.

> Rancho Folclórico de Danças e Cantares de Campanhã
Percurso: Capela das Almas (Rua de Santa Catarina), Rua de Santa Catarina, Rua 31 de Janeiro, Rua de Sá da Bandeira, Rua do Bonjardim, Rua de Bruno Sampaio e Avenida dos Aliados.

> Rancho Folclórico de Paranhos
Percurso: Praça da República, Rua de Gonçalo Cristóvão, Rua do Bom Jardim, Rua de Guedes Azevedo, Rua do Bolhão, Rua de Fernandes Tomás, Rua do Bonjardim, Rua de Rodrigues Sampaio e Avenida dos Aliados.

> Rancho Típico do Ilhéu
Percurso: Rua de Miguel Bombarda, Rua de Cedofeita, Travessa de Cedofeita, Rua da Conceição, Rua da Picaria, Praça de D. Filipa de Lencastre, Rua do Almada, Rua de Ramalho Ortigão e Avenida dos Aliados.

Na sequência da realização deste importante evento natalício, será necessário efetuar alguns condicionamentos de trânsito na Baixa, que podem ser consultados em anexo.