Cultura

Grupo vocal da Invicta canta em nome de Portugal em concurso internacional

O portuense Ensemble Vocal Pro Musica está na República Checa a representar Portugal no Praga Cantat 2018, concurso em que participam 22 coros de 14 países e que decorre até amanhã na capital checa.

Na 32.ª edição da competição, a primeira em que Portugal está presente, o Ensemble Vocal Pro Musica concorre na categoria de Música Sacra com a interpretação de obras de Diogo Dias Melgaz, Monteverdi e Rheinberger, entre outros.

O grupo do Porto é composto por cerca de 80 coralistas e, sob a direção de José Manuel Pinheiro, maestro e seu fundador, realizou numerosos concertos de norte a sul do país, dos quais se destacam as parcerias com a Orquestra do Norte e com a Orquestra de Guimarães. Conquistou também já vários prémios e distinções, como o diploma de prata na Categoria de Jazz e Música Latina no 5.º Concurso Internacional de Coros em Riva del Garda, Itália (2003), a medalha de bronze na Categoria de Coros Mistos no 8.º Concurso Internacional de Coros de Atenas, Grécia (2004), e o diploma de ouro correspondente ao 1.º lugar na Categoria de Música Sacra e Grande Prémio de Veneza, no 5.º Concurso e Festival Internacional de Coros realizado nessa cidade italiana em 2007.