Economia

Grupo suíço de inovação global vai abrir filial no Porto e o recrutamento já começou

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_Euronext_12.JPG

Miguel Nogueira

A Zühlke anunciou a abertura de um Global Delivery Center no Porto. Este é o terceiro do género do grupo suíço fornecedor de serviços de inovação global, depois de Belgrado e Sófia. A inauguração está prevista para fevereiro, mas o recrutamento de engenheiros de software já está em curso.

No seu website, a Zühlke começa por destacar o facto do Porto ser “uma casa para um hub de startups tecnológicas” e “uma cidade cercada por imensas universidades, fazendo dela o centro industrial e de negócios do país”.

"Vemos o Porto não apenas como uma grande fonte de talento, mas também como um local onde muitos funcionários da Zühlke de locais existentes podem trabalhar juntos", disse o CEO dos Global Delivery Centers Aleksandar Marjanovic. "A inauguração da nova localização em tempos desafiadores e especiais é um sinal claro dos nossos esforços para um maior crescimento sustentável", acrescenta Fabrizio Ferrandina, CEO do grupo.

Mas os motivos para abrir uma filial no Porto não param, com destaque para a “localização perfeita”, a segurança, o acolhimento, a diversidade cultural, mas também os excelentes serviços de saúde, boas conexões aéreas, escolas internacionais e uma “economia próspera movida a tecnologia”.

A Zühlke refere-se, ainda, à cidade como “um dos mercados mais vibrantes para startups e empresas de I&D”. “Como local para viver e trabalhar, não podíamos pedir mais”, afirma a instituição suíça.

Como fornecedor de serviços de inovação global, o grupo Zühlke cria novas ideias e modelos de negócios para clientes em setores como a banca, seguradoras, farmacêuticas, indústria, telecomunicações, ou construção.

Com base nas tecnologias mais recentes, o grupo Zühlke cria e transforma serviços e produtos - desde a visão inicial, passando pelo desenvolvimento, produção e entrega até à operação. Além disso, o Zühlke Venture Capital Service oferece financiamento para startups no setor de alta tecnologia.

Entre alguns dos serviços prestados pela empresa, encontra-se a revisão de uma app desenvolvida para incentivar as pessoas a aprender mais sobre candidatos políticos e, assim, fazer escolhas democráticas ao mesmo tempo que mantém seguros dados altamente confidenciais; mas também a criação de um robot capaz de desenvolver tarefas administrativas, por exemplo, em instituições bancárias.

Para o novo Global Delivery Center na cidade do Porto, a Zühlke está à procura de engenheiros de software nas áreas de .NET, Java e Web Frontend.

Fundado em 1968 na Suíça, o grupo Zühlke emprega cerca de 1200 pessoas em escritórios espalhados pela Bulgária, Alemanha, Grã-Bretanha, Hong Kong, Áustria, Suíça, Sérvia e Singapura. Em 2019, reportou um volume de receitas no valor de 153 milhões de euros.