Economia

Grupo suíço cria centro tecnológico no Porto para acelerar digitalização no retalho

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_markant.jpg

DR

Em mais um processo de ajuda à instalação de novas empresas tecnológicas estrangeiras na região, a xelerate.tech promove a criação da Xelerate Markant Services Internacional Portugal. Novo centro tecnológico no Porto é uma joint venture com a suíça Markant Services e prevê a criação, este ano, de três dezenas de postos de trabalho altamente qualificados para acelerar a digitalização de clientes na área do retalho e indústria.

De acordo com o diretor executivo da empresa de serviços para o retalho e indústria, o centro no Porto estará focado no "desenvolvimento de produtos de software inovadores".

A partir do novo centro tecnológico será construída e impulsionada a plataforma digital europeia de "business to business" do grupo, ferramenta de apoio à expansão da digitalização no retalho, que gera vantagens ao nível de processos e custos.

Em entrevista ao Negócios, Mark Michaelis admite que a escolha do Porto para instalação desta nova parceria se deve ao "ambiente vibrante", assim como ao "seu sucesso recente nas diversas áreas tecnológicas" e ao facto de "estar rodeado por várias universidades de renome que formam jovens altamente qualificados".

O objetivo é, por isso, "aproveitar a ampla expertise da comunidade de TI portuguesa" e, ao mesmo tempo, "criar um ambiente de trabalho inspirador e colaborativo".

Responsável pela instalação de empresas como a ISS WorldServices ou a Advanced Apllication, a xelerate.tech está no Porto desde 2021 e tem em execução um investimento anual de sete a oito milhões de euros até 2028.

"Rodeada por universidades de renome, que formam jovens altamente qualificados, a cidade incorpora um ambiente vibrante e próspero para diversas áreas tecnológicas", enaltecia o responsável tecnológico, Pedro Rocha.