Sociedade

Grupo Ceetrus avalia investimentos no Porto

Uma comitiva internacional do grupo Ceetrus visitou esta semana os Paços do Concelho e ficou a conhecer o caminho que está a ser traçado pelo Município ao nível da sustentabilidade e da transformação da cidade para o futuro. A empresa que detém marcas como a Auchan, Decathlon ou Leroy Merlin, e que também é proprietária e gestora de vários centros comerciais em Portugal, avalia oportunidades de investimento no Porto.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e o vereador da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente, receberam os 17 elementos do grupo Ceetrus, nesta quarta-feira. A comitiva esteve representada ao mais alto nível, pelos seus principais decisores e conselheiros a nível mundial, com destaque para o CEO da Ceetrus Internacional, Benoit Lheureux, para o CFO, Benoit Chang, bem como para o cientista-empreendedor e precursor das smart cities, o especialista Carlos Moreno. Pioneiro na definição das "Living Smart Cities", assumiu em janeiro de 2015, o papel de "special envoy for smart cities" junto da presidência da Câmara de Paris (conselheiro para as cidades inteligentes comprometidas com a transformação digital).

O objetivo principal da receção foi o de conhecer, de viva voz, as políticas e ações que o Município do Porto tem desenvolvido no sentido de tornar a cidade mais sustentável, através de uma clara aposta na inovação. Um caminho, de resto, cada vez mais em evidência no plano internacional, após o prémio "The Smart City Innovator Award", recebido na cerimónia da Annual Investment Meeting, conduzida online a partir do Dubai nesta quinta-feira, e que distinguiu ainda o apoio prestado pela InvestPorto à aliança entre a portuguesa Critical Software e a multinacional BMW.

Por outro lado, o grupo Ceetrus aproveitou a receção para partilhar com a edilidade os projetos já em estudo para o Porto, com o intuito de identificar potenciais oportunidades de investimento que possam contribuir para projetar a cidade como localização preferencial no panorama internacional de investimento da empresa.

A comitiva composta pela direção corporate internacional e por especialistas na área da transformação e futuro sustentável das cidades visitou ainda o Porto Innovation Hub, projeto, aliás, que permitiu à cidade ser ontem galardoada pelo seu ecossistema de inovação, num evento que contou com a participação de 170 países.

No espaço que é casa da Associação Porto Digital e de vários projetos de empreendedorismo da cidade, o vereador Ricardo Valente apresentou ao grupo as vantagens competitivas do Porto enquanto destino ideal para investir e escalar, com destaque para as oportunidades de investimento e os principais projetos estratégicos da cidade, entre os quais o Matadouro de Campanhã e o Mercado do Bolhão.

A Ceetrus, empresa da Associação Familiar Mulliez (AFM), detém várias insígnias como a Auchan Retail, Ceetrus, Decathlon, Helexia, Leroy Merlin, Norauto e Oney. Conta com mais de 40 anos de experiência no setor imobiliário, sendo hoje uma das principais proprietárias e gestoras de centros comerciais em Portugal, com um foco estratégico crescente na diversificação em outras áreas de imobiliário. Está presente em dez países.