Economia

Greater Porto une municípios de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_Ribeira_02.jpg

Filipa Brito

Os municípios de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia apresentam o Greater Porto, entidade que pretende agregar interesses e empresas, dinamizar a economia, impulsionando a região para um novo patamar de competitividade e atratividade na captação de investimento de elevado valor acrescentado e que potencie as características únicas do Greater Porto, designação escolhida pelos três municípios da Frente Atlântica para a apresentação conjunta.

Projeto pioneiro em Portugal, o Greater Porto nasce do diálogo e cooperação entre estes três municípios e tem como objetivo desenvolver oportunidades de crescimento em toda a “cadeia de valor” das atividades de promoção territorial e atração de investimento, nacional e estrangeiro, para o Norte/Noroeste de Portugal.

Este desígnio comum entre Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia é extremamente relevante num contexto global de acelerada transformação, em que se verifica um crescente impacto e aceleração das macrotendências. É exigido aos territórios uma grande agilidade e adaptabilidade às necessidades dos habitantes, investidores e turistas, que são mais facilmente superadas em articulação territorial, no contexto do Greater Porto.

Esta entidade estará presente, pela primeira vez, na próxima edição da Expo Real (Munique, Alemanha, de 4 a 6 de outubro), com um espaço de 154 metros quadrados, revelando o projeto globalmente, mas que simultaneamente comunica a linguagem da marca de cada cidade. Será um espaço preparado para acolher diversas iniciativas, no qual se irá promover a interação entre participantes do certame e momentos de networking. Quinze empresas participam na exposição, contribuindo para o posicionamento internacional do Greater Porto.

O vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo da Câmara Municipal do Porto, Ricardo Valente, sublinha que “o Greater Porto é uma entidade orientada para a promoção e atração de investimento para a região, com especial foco nos mercados internacionais e para a criação de uma marca territorial forte, através de um modelo de cooperação e articulação regional que reconheça as potencialidades e obstáculos, atuando numa lógica em que a multipolaridade é uma condição essencial”.

“Se queremos ganhar massa critica, dinamizar a economia da região e os seus fatores competitivos na atração e desenvolvimento de investimento, temos de romper com a matriz atual, desenvolver estratégicas económicas concertadas, e atuar numa ótica de articulação, numa participação conjunta, como o Greater Porto”, destaca Marta Pontes, vereadora da Promoção e Apoio a Atividades nas Áreas do Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal de Matosinhos.

“O objetivo é criar um ambiente favorável para potenciar ao máximo os valores dos fatores competitivos da região, tornando-a um destino atrativo a uma escala global, numa interseção de sinergias. Desenvolver uma estratégia regional concertada, através do estabelecimento de uma rede de agentes internacionais com presença física em países/regiões com centros de decisão de investidores de grande dimensão em setores considerados estratégicos para a região é uma das muitas formas de promoção do Greater Porto”, afirma António Castro, administrador da Gaiurb.