Economia

Greater Porto presente na Expo Real na atração de mais investimento de valor acrescentado para a Frente Atlântica

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Os municípios do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia estão presentes na Expo Real, que termina nesta quinta-feira em Munique (Alemanha), num stand comum e onde a principal atração foi o Greater Porto, entidade que pretende agregar interesses e empresas, dinamizar a economia, impulsionando a região para um novo patamar de competitividade e atratividade na captação de investimento de elevado valor acrescentado e que potencie as características únicas desta região.

Acompanhados por 17 parceiros, as três autarquias da Frente Atlântica apresentaram a nova marca a players internacionais. Numa conferência de imprensa conjunta, em Munique, o vereador da Economia da Câmara Municipal do Porto, Ricardo Valente (que está acompanhado do vereador do Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha), a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, destacaram a importância desta nova iniciativa, que pretende atrair investimento no setor industrial, empresarial, imobiliário e de inovação, promovendo o crescimento económico e o emprego qualificado na região.

“Neste momento, estes três municípios representam 52 por cento do investimento estrangeiro direto no país”, revelou o vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo, citado pela agência Lusa.

"Estamos a construir um projeto que escale e projete territórios além das suas fronteiras", afirmou Ricardo Valente. "Estamos a criar mais uma ponte intangível que nos permite vender-nos em conjunto", acrescentou, dizendo que, em 2021, o Porto teve "mais de um bilião de euros de investimento de empresas na cidade".

Greater Porto quer ser um polo de atratividade

Também a autarca de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e o seu congénere de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, realçaram a necessidade de colocar os três municípios no mesmo patamar de outras regiões e cidades europeias, assumindo-se como um polo de atratividade.

Luísa Salgueiro adiantou que Matosinhos procura, em particular, investimentos em "setores estruturantes" na área do investimento e desenvolvimento tecnológico, da inovação, do mar e que, simultaneamente, promovam o emprego jovem e qualificado. "Tudo isso, em função dos postos de trabalho que são criados, também tem uma avaliação diferente do ponto de vista fiscal para o município de Matosinhos", sublinhou.

Eduardo Vítor Rodrigues salientou a importância desta iniciativa para os três municípios, que, além de território, partilham o movimento pendular “de pessoas e da atividade económica". “Vila Nova de Gaia poderá acolher investimentos de maior escala, mas também olhar para o futuro a partir do que tem de muito positivo”, destacou o presidente da autarquia gaiense.

O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia frisou que os municípios "vão ter de se entender" para promover uma "oferta homogénea" ao nível fiscal. "Os municípios têm hoje um instrumento poderosíssimo do ponto de vista fiscal que é a definição das ARU [Áreas de Reabilitação Urbana], isto faz muito sentido que seja pensado não enquanto Gaia, Porto ou Matosinhos, mas no composto de interdependência que temos de fazer. Esse é o caminho que temos de fazer", assegurou Eduardo Vítor Rodrigues.

Os três municípios estiveram presentes na Expo Real com um espaço de 154 metros quadrados, revelando o projeto globalmente, mas que, simultaneamente, comunica a linguagem da marca de cada cidade. Um espaço muito procurado e preparado para acolher diversas iniciativas, com interação entre participantes do certame e momentos de networking. O Greater Porto aliou-se a um conjunto significativo de empresa da região para mostrar o dinamismo e potencial de novos negócios. A Sociedade de Advogados Antas da Cunha ECIJA, Avenue, b;Prime, Castro Group, Sociedade de Advogados CCSM, Chave Nova, Civilria, GEOinvestimentos, GFH & Sonae Sierra, Horizonte, Inovagaia, Emerger, Predibisa, Qualive Real Estate Group e VPM Real Estate marcaram presença, numa clara demonstração do interesse e potencial de oportunidades que esta iniciativa encerra, criando um polo de interesse alargado para investidores e empresas que queiram estabelecer-se na região.

Os representantes dos três municípios receberam ainda no espaço Greater Porto a comitiva de Madrid, representada pela vice-presidente Begona Villacis, e a comitiva de Barcelona, trocando experiências e projetos futuros.