Economia

Greater Porto marca presença no MIPIM junto de mais de seis mil investidores

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Durante quatro dias, os municípios do Porto, Gaia e Matosinhos marcam presença no MIPIM, que reúne, em Cannes, mais de seis mil investidores e instituições financeiras internacionais. Objetivo da estratégia conjunta Greater Porto é atrair investimento para toda a região da Frente Atlântica.

A participação no maior evento mundial dedicado ao mercado imobiliário, uma cooperação sinergética entre os territórios que acontece pela primeira vez, procura, igualmente, criar oportunidades para fomentar e reforçar alianças territoriais. Os presidentes das três autarquias vão, por isso, participar em iniciativas, como a conferência “Building Territories of the Future”, com os autarcas de Málaga e de Madrid.

Ao longo de todo o evento, as “Great Talks, Great Investments” vão demonstrar, partilhar e conversar com todos os interessados sobre os projetos de maior interesse em cada município da Frente Atlântica.

Desde que foi criada a marca Greater Porto, foi assumido por Porto, Gaia e Matosinhos um diálogo colaborativo no debate de estratégias conjuntas e na captação de investimento, construindo um futuro partilhado.

Neste momento, a estratégia já está a atrair talento, startups e empresas internacionais. Também este campo estará em destaque no MIPIM, que, nesta edição, conta com a participação do centro empresarial Lionesa Business Hub, das empresas REVITO, Chave Nova e Retail Mind e do grupo The Fladgate Partnership, na conferência "Collaborative Cities: Designing, Implementing and Sustaining Strategic Partnerships".

Aliás, o prémio para a estratégia de atração de investimento do Município do Porto, reconhecida pela fDi Intelligence, do Financial Times, que a colocou no topo das Cidades Europeias do Futuro, foi entregue, durante esta terça-feira, no MIPIM, ao presidente da Câmara, Rui Moreira, e ao vereador com o pelouro da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente. Presente também nesta cerimónia esteve o vereador do Urbanismo e Espaço Público e da Habitação, Pedro Baganha.

Além de uma feira-mostra daquilo que de mais relevante se faz no setor imobiliário, o MIPIM traz, também, um vasto ciclo de conferências e um sem número de iniciativas, como forma de incentivar o networking entre investidores, instituições financeiras e os municípios representados.