Economia

Greater Porto já captou mais de 100 milhões de euros em investimento

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Criado com o objetivo de atrair investimento para a região da Frente Atlântica, a estratégia Greater Porto já captou mais de 100 milhões de euros em projetos para o Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos. Com foco prioritário na indústria e na habitação, os três municípios encontram-se numa ação conjunta de promoção no MIPIM, que decorre em Cannes, até esta sexta-feira.

O valor foi adiantado pelo vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente, que, ao lado do presidente da Câmara, Rui Moreira, e do vereador do Urbanismo e da Habitação, Pedro Baganha, está, esta semana, no maior evento mundial do setor do imobiliário.

A procura de investimento tem sido superior nos mercados americano, asiático, espanhol e do norte da Europa e o montante vem crescendo desde a apresentação do Greater Porto, em outubro do ano passado, na Expo Real, na Alemanha. “Satisfeito” com a participação no MIPIM, o presidente da Câmara do Porto sublinhou a importância de mostrar a potenciais investidores como os municípios da Frente Atlântica se assumem como “territórios contíguos”.

“Mais vale explicar aquilo que nos une do que explicar aquilo que nos separa, que foi o que foi feito durante tantos anos”, referiu Rui Moreira, em declarações aos jornalistas. Em Cannes, a Greater Porto procurou “tranquilizar” os investidores, que tradicionalmente apostam em Portugal, relativamente ao “receio do pacote legislativo [para a habitação]”.

“Estivemos a tentar tranquilizá-los, explicar que modelos nos interessam, como [modelos de habitação para] a renda acessível em que temos todas as garantias que vão continuar”, explicou o presidente da Câmara do Porto.

Da parte de Vila Nova de Gaia, o presidente do Conselho de Administração da Gaiurb, António Costa, sublinhou a importância das empresas nacionais que “confiaram na audácia” dos três municípios, enquanto a vereadora da Promoção e Apoio a Atividades das Áreas do Desenvolvimento Económico da Câmara de Matosinhos, Marta Pontes, frisou o “posicionamento” – “mais do que números” – que a presença em eventos como o MIPIM alavanca para os territórios.

Recorde-se que foi durante esta edição do MIPIM que foi entregue ao Município do Porto o prémio “Cidades Europeia do Futuro”, distinção da fDi Intelligence, publicação do Financial Times, que reconhece as estratégias de atração de investimento de 90 cidades e regiões.

Encontram-se nesta edição do MIPIM 21 empresas nacionais, entre mais de 23 mil participantes.