Turismo

Great Wine Capitals escolhe o Porto para reunião de enoturismo em 2024

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Great_Wine_Capitals_Bilbao_01.JPG

DR

O Porto será a cidade anfitriã da reunião intercalar da Rede das Great Wine Capitals em 2024. O anúncio foi feito no encontro que aconteceu, na passada semana, na cidade espanhola de Bilbao.

A “midterm meeting” irá trazer à cidade e região os representantes oficiais e diversos profissionais do setor das cidades parceiras e potenciará o posicionamento internacional do Porto como importante destino de enoturismo.

Durante a sessão de trabalho entre os representantes executivos da rede foram discutidos temas relacionados com a estratégia, orçamento e ponto de situação dos projetos em curso.

Catarina Santos Cunha, vereadora do Turismo e Internacionalização da Câmara do Porto, explicou que, da parte do Município, foram levadas ao encontro novas propostas para o desenvolvimento da Rede, como o projeto de Sponsorship, que visa proporcionar mais investimento e maior projeção quer da Rede, quer das regiões vinícolas que a integram, assim como outras iniciativas de aproximação da rede aos seus stakeholders.

“A reunião revelou-se bastante profícua, com resultados muito positivos, tendo as propostas do Porto sido acolhidas com entusiasmo por todas os presentes, o que evidencia que estamos alinhados na prossecução do objetivo comum de promoção do enoturismo nas nossas regiões”, explicou a responsável.

Para além da reunião intercalar, os participantes tiveram oportunidade de realizar visitas técnicas à região de Rioja, numa ação de benchmarking, que incluiu o Museu Vivanco da Cultura do Vinho e as Bodegas Baigorri.

Esta foi a primeira reunião das Great Wine Capitals realizada com a presença do mais recente membro - Hawke's Bay (Nova Zelândia).

A Great Wine Capitals é uma rede de cooperação internacional, formada por cidades ligadas a regiões vinícolas reconhecidas mundialmente pelos seus vinhos, que tem por objetivo promover o enoturismo nessas regiões, estimulando o desenvolvimento económico, académico e cultural na sua comunidade, através de intercâmbios e projetos conjuntos.

Atualmente são 12 as cidades e respetivas regiões vinícolas, de todo o mundo, que integram esta parceria: Adelaide (Austrália), Bilbao-Rioja (Espanha), Bordéus (França), Cape Town-Cape Winelands (Africa do Sul), Hawke's Bay (Nova Zelândia), Lausanne (Suíça), Mainz-Rheinhessen (Alemanha), Mendoza (Argentina), Porto (Portugal), S. Francisco-Napa Valley (EUA), Valparaíso-Casablanca Valley (Chile) e Verona (Itália).

O Porto é membro-fundador e representa na Rede as regiões vitivinícolas do Douro e dos Vinhos Verdes, cabendo ao Município do Porto representar, oficialmente, o Porto e suas regiões neste contexto.