Inovação

Grandes empresas da Saúde procuram startups com ideias

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A agenda de 25 de março marca uma nova reunião de negócios online. De um lado, 22 grandes empresas da área da Saúde, e do outro startups que procurem um parceiro para desenvolver as suas ideias de resposta aos desafios do setor. O registo no evento, promovido pela ScaleUp Porto, pode ser feito até 8 de março.

A edição dedicada à Saúde destina-se a novas empresas que tenham uma solução baseada em tecnologia capaz de atender às necessidades das organizações maduras; que procurem uma empresa para ajudá-las a testar e desenvolver um produto ou serviço baseado em tecnologia; ou que queiram encontrar um novo cliente ou parceiro para expandir o seu negócio.

Entre as grandes empresas dispostas a ouvir as ideias inovadoras estão várias farmacêuticas como a Bial ou a Pfizer, os centros hospitalares da CUF e do S. João, ou empresas ligadas à tecnologia como a Glintt e a Manvia. O que elas procuram é startups que tenham ou não uma ligação prévia ao setor da Saúde, prezando sobretudo a qualidade e adequabilidade dos seus produtos/serviços aos desafios apresentados.

O conjunto de organizações, públicas e privadas, que aderiram à iniciativa, têm em comum a vontade de procurar novos serviços e/ou produtos entre as startups, com base no facto de a tecnologia e inovação que caraterizam estas últimas lhes poderem acrescentar maior competitividade.

Depois do registo, as startups têm oportunidade para explorar as grandes empresas e suas áreas de interesse e, aí, marcarem as reuniões até 23 de março. Os convites podem ser enviados de parte a parte e os encontros acontecem todos no dia 25.

Desta vez, os parceiros da ScaleUp Porto - estratégia municipal que compromete a cidade na promoção do ecossistema de empreendedorismo e inovação - são o EIT Health (Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia em Saúde), o Health Cluster Portugal, a UPTEC e a U.Porto Inovação. Numa altura em que a Saúde ganha especial relevância, este grupo de parceiros procura alavancar a sua rede de contactos, dinamizando novas ligações que possam resultar em negócios.

A acontecer desde 2016 pela mão pela Porto Digital, a iniciativa já promoveu a concretização de mais de 600 reuniões de negócios entre 154 novas empresas de base tecnológica e 109 organizações mais maduras. A sexta edição do Doing Business foi direcionada à área dos videojogos, e anteriormente já tinha cativado grandes empresas nas áreas da Mobilidade, Banca, Comunicações, Retalho e Energia.

A Associação Porto Digital é constituída pelo Município do Porto, que detém a posição maioritária, pela Universidade do Porto, em cooperação com a Metro do Porto.