Desporto

Grande Prémio JN de ciclismo regressa à estrada para celebrar 30.ª edição

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#jq_volta_JN_22.jpg

Porto.

Depois de um ano de interregno forçado, devido à pandemia, a prova está de regresso às estradas no norte do país para cumprir a sua 30.ª edição. Com um novo posicionamento no calendário velocipédico nacional, a prova decorre entre 31 de agosto e 5 de setembro. O Porto acolhe a partida da 2ª etapa, na manhã da próxima quarta-feira.

Com quase 700 quilómetros divididos por seis etapas, a 30.ª edição do Grande Prémio JN de ciclismo está quase a arrancar para a estrada, desafiando um pelotão composto por 19 equipas – 18 nacionais e uma espanhola – e mais de 130 ciclistas.

Este ano com um novo posicionamento no calendário, a prova decorre entre 31 de agosto e 5 de setembro, aproveitando o recente embalo da Volta a Portugal e o ânimo que resta do verão nas várias localidades e povoações que integram o percurso desta edição.

Dividida por um prólogo e seis etapas, a competição vai percorrer os municípios de Gondomar, Vila Nova de Gaia, Porto, Ovar, Santo Tirso, Vila real, Valongo e Viana do Castelo, num percurso intenso e de considerável nível de exigência, como descreve a organização.

Reconhecida por todos como uma das mais importantes provas do calendário velocipédico nacional, o Grande Prémio JN de ciclismo marcará o seu regresso à cidade do Porto logo na 2.ª etapa, numa tirada com início junto ao Parque Oriental (em frente ao Pavilhão Municipal do Lagarteiro). A partida dos concorrentes, que seguirão depois em direção ao Freixo, está marcada para as 11h25 de quarta-feira, 1 de setembro.

Com um total de 124,5 km e apresentando a primeira dose de montanha, esta 2ª etapa terminará em Ovar, cerca das 14h30.

Condicionamentos de trânsito

Devido à realização deste evento, e de modo a garantir condições de segurança à mobilidade de pessoas e veículos, serão efetuados condicionamentos de trânsito e de estacionamento durante a manhã desta quarta-feira, nos seguintes locais:

  • Corte de trânsito na Avenida Francisco Xavier Esteves (apenas no sentido descendente – lado da entrada do Parque Oriental), entre as 06h00 e as 12h45;
  • Condicionamento de trânsito entre a Avenida Francisco Xavier Esteves e a N108 (junto ao Palácio do Freixo) entre as 11h25 e as 11h30.