Cultura

Grande Auditório do Rivoli acolhe Festival Eurovisão da Canção Filosófica

  • Notícia

    Notícia

#Filipe_Ferreira_Festival_Eurovisao_Cancao_Filosofica.jpg

Filipe Ferreira

Criado pelos suíços Massimo Furlan e Claire de Ribaupierre, o espetáculo Festival Eurovisão da Canção Filosófica pretende associar o pensamento e a reflexão ao entretenimento característico do popular concurso televisivo. Depois de se estrear em Lisboa, o espetáculo é apresentado no Grande Auditório do Teatro Municipal do Porto - Rivoli, no Porto, nesta sexta-feira e sábado, dias 2 e 3 de outubro.

Partindo da ideia de que o Festival da Canção nos pode ajudar a compreender não só a música pop, mas também questões identitárias dos países representados e da Europa enquanto comunidade, 11 pensadores de 11 nações foram desafiados a escrever canções que refletissem sobre a relação da Humanidade com os grandes temas da filosofia. No caso de Portugal, a tarefa ficou a cargo do investigador e professor universitário José Bragança de Miranda.

Todas as canções são interpretadas na língua original do seu autor e avaliadas por um júri local, que no Porto reunirá figuras de destaque de várias áreas da sociedade nacional, como Pedro Santos Guerreiro, Manuela Azevedo, Flávio Almada, Rogério Nuno Costa, Isabél Zuaa, Maria Manuel Mota e Ana Deus. Catarina Furtado é uma das apresentadoras do espetáculo.

As sessões, dirigidas a maiores de 14 anos, estão marcadas para a próxima sexta-feira, às 21 horas, e sábado, às 19 horas. Os bilhetes, cujo valor é de 12 euros, encontram-se no website e nas bilheteiras físicas do Teatro Municipal do Porto (Rivoli e Campo Alegre).