Sociedade

Cidade não perdeu a oportunidade e responde com grande afluência para ver o Coração de D. Pedro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A exposição do Coração de D. Pedro IV atraiu três mil visitantes nas primeiras oito horas. No primeiro dia de exibição da relíquia formaram-se longas filas à porta da Irmandade da Lapa.

António Leitão da Silva, comandante da Polícia Municipal do Porto, supervisionou toda a montagem da exibição e ficou “particularmente admirado” pelo interesse que a população tem mostrado pela iniciativa. Para o comandante, o trabalho do Instituto de Medicina Legal, que garantiu as condições de segurança favoráveis ao transporte temporário do coração para o Brasil, é “a grande operação de segurança” que ocorreu.

É uma oportunidade única de observar pela primeira vez uma das maiores heranças históricas da cidade do Porto. “Não podia perder esta oportunidade, de todo”, afirma Filomena Melo, moradora do distrito do Porto. Como a maioria dos visitantes, veio por curiosidade. Já à saída, com um sorriso no rosto, Filomena confessa que achou a mostra “muito interessante”, acrescentando que “todos os portuenses deviam ver.”

Rui, médico, natural da cidade do Porto, afirma que apesar de ser parcial, por já ter visto peças anatómicas, o mais curioso é existir um coração conservado há quase duzentos anos, e que “só por esse aspeto, já é histórico.”

As portas estão abertas até às 20 horas, e novamente amanhã, 21 de agosto, entre as 10 e as 16 horas.

Terminada a mostra expositiva, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e o embaixador da República Federativa do Brasil em Lisboa, Raimundo Carreiro Silva, selarão oficialmente o protocolo entre o Município e a Embaixada, para o transporte do coração de D. Pedro, no âmbito das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil.

Na cerimónia marca presença o embaixador Francisco Ribeiro Telles, coordenador nacional das comemorações do bicentenário da independência do Brasil, bem como várias personalidades dos meios diplomáticos português e brasileiro.

Na viagem da relíquia, a Embaixada do Brasil assegura que vão ser tomados os cuidados necessários para o devido transporte e exposição do coração do rei em solo brasileiro (a peça viajará em ambiente pressurizado), atendendo desta forma às preocupações manifestadas pelo presidente da Câmara do Porto e ao respetivo parecer técnico.

O Coração do Monarca regressará a solo português a 9 de setembro, voltando a ser exibido na Irmandade da Lapa, nos dias 10 e 11 de setembro.