Cultura

Gonçalo M. Tavares coordena ciclo de Conversas na Feira do Livro sobre o Romantismo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_feira_livro_geral_2021_4.jpg

Porto.

A primeira sessão do ciclo de Conversas “Romantismo para além do Romantismo. Entre arder e durar” realiza-se neste sábado à tarde, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Como hoje podemos falar do romantismo nas diferentes áreas criativas e na ciência? O que é hoje ser romântico? Estas são algumas das questões de partida para o ciclo de Conversas coordenado por Gonçalo M. Tavares, que integra a programação da Feira do Livro do Porto: “Romantismo para além do Romantismo” terá quatro sessões e uma síntese final a cargo do autor que coordena.

Os convidados repartem-se pelas diferentes áreas artísticas a abordar: neste sábado às 16 horas fala-se do Teatro com Jorge Andrade, e no domingo, à mesma hora, aborda-se a Dança com Victor Hugo Pontes.

No próximo fim de semana torna a haver duas sessões. Uma sobre a Arte, com António Olaio, e outra em torno da Ciência, com André Moitinho. A seguir a esta última, realiza-se a síntese final do ciclo, com o coordenador Gonçalo M. Tavares.

Prossegue o cinema

Este sábado, dia 4, será também dia de regresso do cinema ao Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Às 21,30 horas vai ser projetado “Caravaggio” (1986), de Derek Jarman, com apresentação de Mário Cláudio.

No domingo poderá assistir-se a “Beuys” (2017), de Andres Veiel, com apresentação de João Sousa Cardoso. A programação de cinema da Feira do Livro do Porto encerra no dia 11, sábado, com “Heinrich” (1977), de Helma Sanders-Brahm, com apresentação de João Barrento.

Todas as sessões realizadas no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett são transmitidas online via streaming no canal do YouTube da Câmara do Porto, à exceção das sessões de cinema.

Toda a programação da Feira do Livro do Porto pode ser consultada no site do evento.