Turismo

Gestores de alojamentos turísticos satisfeitos com o programa "Confiança Porto"

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_segunda_edicao_acao_formacao_confianca_porto_01.JPG

DR

A segunda edição do programa municipal de formação destinado ao alojamento turístico "Confiança Porto" terminou, no passado dia 20 de março, com um grau de satisfação elevado por parte dos participantes. Para a vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, o sucesso desta edição permite concluir que "a aposta e o investimento do Município do Porto estão a ser bem-sucedidos e que terão um retorno positivo na qualificação da oferta e na qualidade da experiência turística".

O resultado dos questionários de satisfação aplicados aos participantes foi unânime em reconhecer o interesse e a qualidade dos conteúdos, traduzindo-se numa avaliação global bastante positiva. "É nosso propósito abranger um número máximo de alojamentos participantes, pelo que estamos já a preparar a terceira edição, com as inscrições a abrir muito em breve", acrescentou a vereadora.

De carácter gratuito e voluntário e frequentada, na sua maioria, por gestores das unidades de Alojamento Local (AL), esta ação de formação foi, pela primeira vez, ministrada por entidades formadoras especializadas e credenciadas em cada uma das áreas de atuação. Para além de constituir uma ferramenta de apoio à implementação de boas práticas nesta área de negócio, visa preparar os participantes dos alojamentos para obterem o selo de reconhecimento "Confiança Porto", através de uma visita técnica que analisa e verifica o cumprimento dos requisitos.

Dois novos requisitos

Implementado em abril de 2021, o Programa Municipal de Reconhecimento “Confiança Porto”- Alojamento Turístico distingue AL e empreendimentos turísticos em funcionamento no concelho, que evidenciam, no seu modelo de negócio, um conjunto de boas práticas e iniciativas ao nível da gestão, acolhimento, serviço de limpeza, equipamentos, infraestruturas e segurança, assim como a utilização de produtos locais.

O cumprimento destes pressupostos deve representar a excelência e promoção para o desenvolvimento turístico e sustentável do Porto, particularmente nas vertentes social, ambiental e económica. Em alinhamento com a visão de futuro para a sustentabilidade do destino Porto foram, recentemente, introduzidos dois novos requisitos para atribuição de reconhecimento: Gestão e Qualificação de Colaboradores e Sustentabilidade/Circularidade Económica, que visam acompanhar as tendências emergentes do setor.

Para consultar os detalhes do programa pode ver aqui e para acompanhar as ações de formação aqui.