Mobilidade

STCP faz balanço de um ano da intermunicipalização da empresa de transportes

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Os autarcas dos seis municípios que dividem, desde 1 de janeiro de 2021, a gestão intermunicipal da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) reuniram-se ao final da manhã desta sexta-feira, 31 de dezembro, com a administração da empresa para fazer o balanço do primeiro ano de atividade da transportadora nestes moldes e para preparar o futuro.

Ao fim de 365 dias de intermunicipalização, a Unidade Técnica de Coordenação da STCP (UTC) tinha em cima da mesa, entre outras, a tarefa de rever os Instrumentos Previsionais de Gestão, assim como os Planos de Atividades e Orçamentos para o período 2022-2024.

Esta foi a terceira reunião da Unidade Técnica de Coordenação da STCP, a segunda em formato presencial, depois de, em novembro, os presidentes das câmaras do Porto, Rui Moreira, Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, Gondomar, Marcos Martins, Matosinhos, Luísa Salgueiro, Maia, António Silva Tiago, e Valongo, José Manuel Ribeiro já se terem juntado nos Paços do Concelho.

O Município do Porto fez-se ainda representar pela vereadora com o pelouro dos Transportes, Cristina Pimentel, e pelo chefe de gabinete, Vasco Ribeiro. Da parte da STCP, tomaram parte o presidente do Conselho de Administração, Manuel Queiró, assim como os administradores Rui Saraiva e Isabel Botelho. A reunião contou ainda com a participação da primeira secretária do Conselho Executivo da Área Metropolitana do Porto, Ariana Pinho.

A gestão e a titularidade do capital da STCP foram transferidas para os seis municípios no dia 1 de janeiro de 2021, depois de o Governo ter assumido a dívida financeira da operadora de transportes públicos, que, em resultado do ano pandémico de 2020, ascendia aos 15,8 milhões de euros.

O processo de intermunicipalização da STCP iniciou em agosto de 2019 e permitiu o regresso da empresa à esfera municipal 47 anos depois.

Durante todo este ano pandémico, e como acionista maioritário, o Município do Porto procurou reforçar não apenas o apoio à transportadora, mas também a confiança dos passageiros na segurança dos transportes públicos, através de medidas como campanhas de sensibilização, aumento da oferta em várias linhas, mas também com a continuidade dos títulos gratuitos para os jovens entre os 13 e os 18 anos, através da assinatura “Andante 3Z Porto.”, agora associada ao cartão Porto..

Além da pandemia, 2021 fica marcado pelo investimento na descarbonização e numa mobilidade mais verde. Neste momento, a STCP tem em circulação 420 autocarros, 79% movidos a gás natural, 5% a eletricidade e apenas 16% a diesel, depois da compra de mais cinco veículos 100% elétricos. No momento da apresentação destes novos autocarros, o presidente da Câmara do Porto assumiu que “a intermunicipalização da STCP constitui um exemplo de descentralização de competências muito virtuoso”.

Em novembro, a transportadora intermunicipal viu renovados os atestados de qualidade, ambiente e de segurança, após auditorias realizadas pela Associação Portuguesa de Certificação.