Sociedade

Galeria Municipal propõe ciclo de música para companheiros de quatro patas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_canil_cao.jpg

Miguel Nogueira

A Galeria Municipal do Porto vai dar início a um novo ciclo de concertos de música, em diferentes espaços da cidade, para cães e suas companhias. A curadoria é da editora discográfica portuense Lovers & Lollypops. A iniciativa é realizada para, e com cães, os seus companheiros humanos e outras presenças mais-do-que-humanas que se queiram juntar a estas sessões.

Inspirados no "Manifesto das espécies companheiras", da filósofa Donna J. Haraway, e em estudos científicos sobre a inclinação dos cães para o som e a música, os concertos irão ter em conta as sensibilidades e capacidades auditivas únicas destes animais, através do conhecimento de especialistas em audição canina.

O primeiro concerto acontece já no próximo domingo, dia 28 de maio, às 18h00, no parque da Quinta do Covelo e a atuação ficará a cargo de OMNE. Incorporando diferentes influências, OMNE tem vindo a apresentar sessões imersivas e duracionais, de sonoridades contemplativas e psicadélicas, onde a sonoridade canina, e as suas particularidades e sensibilidades serão exploradas.

O ciclo de concertos, de frequência mensal, será apresentado até ao final do ano e contará com uma lista eclética de participações: Gaspar Cohen & Francisco Babo, Violeta Azevedo & Ariyouok, Lendl Barcelos & Dora Vieira, Cobracoral e João Grilo & Suzana.

A entrada para o ciclo será gratuita em todos os concertos, mas sujeita à lotação de cada espaço.

Toda a informação pode ser encontrada em www.galeriamunicipaldoporto.pt.