Cultura

Galeria Municipal do Porto propõe sessão sobre jaguares

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Patricia_Saragueta.JPG

DR

A apresentação intitulada “A Amiga da Onça” estará a cargo de Patricia Saragüeta e integra o ciclo Galeria Energia. Acontece já na próxima sexta-feira, dia 22 de julho às 19 horas.

A onça-pintada, ou jaguar, é um dos maiores felinos do mundo e uma das espécies mais emblemáticas das Américas. Mas as crescentes alterações climáticas provocadas pelo homem têm consequências devastadoras para a vida selvagem, sendo a onça um dos muitos animais afetados, estando em perigo de extinção.

Num esforço por tentar preservar esta espécie, têm sido feitas tentativas em várias frentes, sendo uma delas a reprodução. É aqui que a cientista, poeta e artista Patricia Saragüeta contribui, através do estudo genético das onças, reconstruindo a sua história evolutiva.

Para além de investigadora, Saragüeta é poeta e artista, cruzando o mundo da ciência com o das artes e do pensamento. Na sessão da Galeria Energia, segmento Ciência é Arte, irá partilhar o trabalho que tem vindo a desenvolver em torno da onça-pintada, mas também refletir nos pontos de encontro entre essa realidade e o universo criativo.

O momento irá decorrer na Galeria da Biodiversidade, com entrada é livre. Aconselha-se a reserva antecipada de bilhete, através do email galeriamunicipal@agoraporto.pt.