Cultura

Galeria Municipal do Porto lança publicação “Post-Nostalgic Knowings”

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Colectivos_PLAKA_01.JPG

DR

A publicação “Post-Nostalgic Knowings” resulta do curso de reflexão em arte contemporânea homónimo, realizado no âmbito da segunda edição do programa municipal Colectivos Pláka, e já está disponível para aquisição na Galeria Municipal do Porto.

Com edição a cargo de Inês Moreira – arquiteta, curadora e investigadora, cujo trabalho curatorial e de investigação se dedica a arquiteturas em ruínas, memórias coletivas, edifícios históricos marginalizados e outros territórios artificiais – o livro congrega diferentes contributos, reflexões e ideias levantados durante o curso, em 2019, que teve a tutoria de Inês Moreira e Aneta Szyłak – curadora, teórica da arte, escritora e responsável pela criação do NOMUS - Novo Museu da Arte em Gdansk, na Polónia.

O curso “Post-Nostalgic Knowings” reuniu cerca de uma dezena de oradores e duas dezenas de participantes que, através de conferências, masterclasses e workshops, se debruçaram em torno de diferentes visões e perspetivas “pós-nostálgicas”. Utilizando como exemplo vários espaços de cidades europeias e, no caso do Porto, focando-se na encosta do Freixo – caracterizada pela sua extensa história industrial – os participantes refletiram sobre como podem as práticas contemporâneas ler, intervir e ressignificar esses lugares.

Promovido no âmbito da plataforma Pláka, o programa Colectivos Pláka reúne grupos de reflexão e produção de pensamento sobre arte contemporânea e a prática artística, tendo como objetivo central exponenciar as oportunidades de pensamento, aprendizagem, partilha de conhecimento entre artistas e agentes culturais residentes no Porto.

Mais informações sobre a publicação “Post-Nostalgic Knowings” e respetiva aquisição podem ser consultadas no website da Galeria Municipal do Porto.