Cultura

Galeria Municipal do Porto inaugura “Wall גדר جدار” no próximo sábado

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_WALL_Ines_Moldavsky.JPG

DR

A Galeria Municipal do Porto inaugura no dia 12 de junho a exposição “Wall גדר جدار” (), de Inés Moldavsky, e com curadoria de Guilherme Blanc.

Neste novo projeto expositivo, a artista e realizadora argentino-israelita foi convidada a propor uma nova abordagem, em contexto instalativo, à sua curta-metragem “The Men Behind the Wall”, vencedora do Urso de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Berlim, Berlinale, em 2018. No filme, Inés Moldavsky contacta e conversa, entre ligações virtuais e encontros presenciais, com homens palestinianos, a viver em Gaza e na Cisjordânia, que conhece através de uma aplicação de dating.

Para a exposição na Galeria Municipal do Porto, a artista revisita e expande esse exercício exploratório das interações afetivas e sexuais num contexto digital - cruzando fronteiras geográficas, políticas, religiosas e de género - para construir novos momentos de conversas e gerar uma reflexão sobre questões de segregação, ao mesmo tempo que propõe discutir relações de poder através de diversos estereótipos.

A exposição, com curadoria de Guilherme Blanc - diretor artístico do Batalha - Centro de Cinema e, entre 2018 e 2020, diretor do Departamento Arte Contemporânea e Cinema da empresa municipal Ágora -, surge num período particularmente tenso entre os estados de Israel e Palestina e, ao mesmo tempo que atesta a validade de uma contínua necessidade de debate político em torno da questão da ocupação israelita, propõe uma leitura meta-política sobre amor, respeito e igualdade.

No mesmo dia, a Galeria Municipal do Porto abrirá também “Pés de Barro”, exposição coletiva com curadoria de Chus Martínez e Filipa Ramos que pretende questionar e refletir sobre as diferentes possibilidades da olaria e da cerâmica - tecnologias repletas de história e potência criativa - e que integra obras dos artistas Neïl Beloufa, Isabel Carvalho, Gabriel Chaile, Pauline Curnier Jardin, Formabesta (Salvador Cidrás & Juan Cidrás), Tamara Henderson, Ana Jotta e Eduardo Navarro.

As duas exposições terão entrada livre, podendo ser visitadas até 22 de agosto.

A programação completa de exposições e atividades podem ser consultadas no website da Galeria Municipal do Porto.