Cultura

Galeria Municipal do Porto inaugura nova exposição com programa dentro e fora de portas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mw_kem.jpg

Mayra Wallraff

No dia 15 de junho, a Galeria Municipal do Porto inaugura a primeira exposição com curadoria de João Laia, que, desde o início do ano, assumiu a Direção Artística do espaço. O programa de abertura conta ainda com uma série de propostas de acesso gratuito, que se desdobram fora de portas.

Extensão do projeto homónimo apresentado na 12.ª edição da Bienal Internacional de Arte de Gotemburgo (2023), "formas dos futuros ao redor" propõe-se a repensar o futuro a partir de diferentes linguagens artísticas e adotando uma perspetiva queer expandida, capaz de repensar corpos, espaços e tempos.

Distribuída pelos dois pisos da Galeria Municipal, a exposição conta com obras de Rodrigo Hernández, María Jerez, Kem, Sandra Mujinga, Luiz Roque, Outi Pieski, Ana Vaz, P. Staff e Osías Yanov, no piso 0. Terá ainda o projeto expositivo intitulado "Nave Geo-Celestial", de Joana da Conceição, no piso 1.

Sessão de Escuta Ativa

O dia começa na Fonoteca Municipal do Porto, às 11 horas, com uma sessão de Escuta Ativa com o artista brasileiro Luiz Roque, cujo trabalho habita entre o cinema, a arte e a teoria crítica, combinando a ficção científica, o legado do modernismo, a cultura pop e as biopolíticas queer.

A partir de uma seleção de registos da coleção, vai encaminhar o público por uma sessão de partilha de experiências musicais e não só.

Após a inauguração de "formas dos futuros ao redor", na Galeria Municipal do Porto, que decorre entre as 17 e as 20 horas, o auditório do Passos Manuel dá palco às performances de três das artistas multidisciplinares, cujas obras integram a exposição – María Jerez, Ania Nowak e Joana da Conceição.

Com início às 23 horas, o momento dá início a uma noite que se vai prolongar pela madrugada, com a festa Dragana Bar, que irá ocupar a pista de dança do Passos Manuel, entre as 00h30 e as 5 horas.

Organizada pelo coletivo queer feminista Kem, Dragana Bar promove novos fenómenos de música de dança, arte sonora e performances de pequena escala.

No Porto, o evento irá acolher a performance de Filipa Rutkowska e os DJ sets de androgienia e Facheroia, num b2b com Onio.

A exposição pode ser visitada até 15 de setembro. Mais informações podem ser consultadas aqui.