Cultura

Galeria Municipal do Porto apresenta “Pés de Barro” no dia 12 de junho

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Exp_Galeria_pes_de_barro.JPG

A Galeria Municipal do Porto (GMP) inaugura a exposição coletiva “Pés de Barro”, com curadoria de Chus Martínez e Filipa Ramos, no dia 12 de junho, seguindo o horário normal da GMP, das 10 às 18 horas.

Neste novo projeto expositivo apresentam-se diversas abordagens de um grupo de artistas que têm usado o barro, a olaria e a cerâmica para imaginar, projetar e moldar o mundo em que vivem. Esses diferentes contributos artísticos proporcionam um exercício de questionamento e reflexão sobre as diferentes possibilidades destas tecnologias, repletas de história e potência criativa, mas habitualmente associadas à tradição e ao passado.

E se o futuro for uma tecnologia tão antiga e peculiar como o barro? E se afinal o barro for uma matéria que permanentemente se autorrenova e dá ao tempo as suas imprevisíveis configurações? E se o barro for o futuro e o futuro for o barro? Estas são algumas das questões que as curadoras Chus Martínez (curadora, historiadora de arte, escritora e diretora do Art Institute da FHNW Academy of Art and Design Basel) e Filipa Ramos (escritora, curadora da secção de filme da Art Basel e uma das curadoras da última edição do Fórum do Futuro) propuseram aos artistas que integram a exposição “Pés de Barro”: Neïl Beloufa, Isabel Carvalho, Gabriel Chaile, Pauline Curnier Jardin, Formabesta (Salvador Cidrás & Juan Cidrás), Tamara Henderson, Ana Jotta e Eduardo Navarro.

No mesmo dia, será também apresentada a exposição “Wall גדר جدار”, de Inés Moldavski, com curadoria de Guilherme Blanc, onde a artista e realizadora argentino-israelita foi convidada a propor uma nova abordagem, em contexto instalativo, a “The Men Behind the Wall”, filme da sua autoria onde contacta e conversa, entre ligações virtuais e encontros presenciais, com homens palestinianos, a viver em Gaza e na Cisjordânia, que conheceu através de uma aplicação de dating.

As duas exposições vão ter entrada livre e poderão ser visitadas até 22 de agosto.

Todas as informações referentes à programação e calendário de exposições podem ser consultadas no website da Galeria Municipal do Porto.