Cultura

Galeria Municipal do Porto apresenta “Os novos babilónios: Atravessar a fronteira” no dia 18 de setembro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Os_novos_babilonios.jpg

Nesta nova exposição, o artista e curador Pedro G. Romero apresenta uma extensa investigação em torno do conceito "Os novos babilónios", desenvolvido pela Internacional Situacionista, debruçando-se nas formas de vida nómadas, com foco nos povos de etnia cigana, flamencos e exilados libertários.

Tendo como ponto de partida um atlas histórico de múltiplas referências, Romero cria uma linha temporal marcada pela visão sobre estes grupos, trazendo à luz as múltiplas alusões ao longo dos tempos: de Gil Vicente ao Zé Povinho, de Almada Negreiros, ao fado de Amália ou o flamenco irreverente de Porrina de Badajoz; do cinema de intervenção de Fernando Ruiz Vergara, ao simbolismo do futebolista Ricardo Quaresma, – estes são alguns dos exemplos que Pedro G. Romero menciona e que permeiam a exposição na Galeria Municipal do Porto.

O ponto de vista geográfico é, também, foco particular neste projeto, salientando o deslocamento destes povos pela fronteira física e política entre Espanha e Portugal, e ainda nas repercussões e derivas pelos territórios da América e África.

“Os novos babilónios: Atravessar a fronteira” é um projeto que tem tanto de particular como de complexo, sublinhando mais uma vez o caráter multifacetado do trabalho do artista e curador, onde a noção de fronteira se define, ao mesmo tempo que dilui, em cada um dos seus projetos.

No mesmo dia, será também apresentada a exposição "Pandemic / I Don’t Know Karate, but I Know Ka-Razor!" do artista Filipe Marques, com curadoria de Isabeli Santiago e Juan Luis Toboso. Um projeto que nos conduzirá a um estado “grau zero”, para confrontar questões como a fragilidade e a finitude dos corpos, o binómio doença-sanidade e as lutas enraizadas no mundo e na natureza.

As duas exposições vão ter entrada livre e poderão ser visitadas até 21 de novembro.

Todas as informações referentes à programação e calendário de exposições podem ser consultadas no website da Galeria Municipal do Porto.