Cultura

Galeria Municipal do Porto apresenta nova proposta para Encontros à Superfície

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Catherina_Lisovenko_projeto_Encontros__Superficie.JPG

Catherina Lisovenko

Até ao final de agosto, é possível conhecer a nova intervenção do projeto Encontros à Superfície na fachada da Galeria Municipal do Porto. Este espaço irá expor as obras de quatro artistas ucranianos até ao final do ano.

A nova obra é de Catherina Lisovenko, artista cuja obra investiga representações de poder e ideologia. Na sua série de trabalhos mais recente, a artista responde à agressão aberta da Rússia contra a Ucrânia, abordando formas de resistência, determinação e a procura de justiça. A peça apresentada, “Untitled”, inspira-se numa pintura feita pela artista, em Kiev, a 22 de fevereiro de 2022, o dia em que a Rússia invadiu a Ucrânia. Poderá ser visitada na fachada da Galeria até ao final de agosto.

O projeto Encontros à Superfície teve início em maio com a obra "the same hair", da artista Anna Zvyagintseva, e contará ainda com as contribuições da artista Alevtina Kakhidze e da dupla 12345678910 Studio (Yevhenii Obraztsov e Anastasiia Omelych). Cada imagem, exibida durante seis semanas consecutivas, é interpretada pela artista e designer Irina Pereira num gesto que cria um espaço de encontro e partilha entre realidades e experiências distintas.

Mais informações sobre os projetos da Galeria Municipal do Porto em www.galeriamunicipaldoporto.pt.