Cultura

Galeria Municipal do Porto apresenta Encontros à Superfície

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_encontros_a_superficie.JPG

DR

Durante o período em que a Galeria está encerrada para renovações, a sua fachada transforma-se num espaço de exposição, acolhendo quatro obras de arte ao longo do ano.

Encontros à Superfície, o mais recente projeto expositivo da Galeria Municipal do Porto, traz para o exterior do edifício intervenções de quatro artistas da Ucrânia que, entre abril e dezembro de 2022 irão partilhar a sua realidade com a cidade através das imagens e impressões transmitidas em cada obra. Encontros à Superfície contará com as contribuições das artistas Anna Zvyagintseva, Catherina Lisovenko e Alevtina Kakhidze e da dupla 12345678910 Studio (Yevhenii Obraztsov e Anastasiia Omelych).

Cada artista apresentará uma imagem que será exibida na fachada da Galeria durante seis semanas consecutivas. Cada imagem será interpretada graficamente pela artista e designer Irina Pereira, um gesto que cria uma zona de encontro liminar, produzindo um espaço de partilha entre realidades e experiências distintas.

A primeira obra exibida é the same hair, da artista Anna Zvyagintseva (*1986, Dnipro, Ucrânia), que tem vindo a trabalhar temas como o corpo, explorando a fragilidade da vida através de momentos intangíveis fugidios. Através da poética do gesto, esta é também uma oportunidade para a artista partilhar e refletir sobre o contexto atual do seu país. A obra poderá ser vista até ao final de junho.

Mais informações sobre os projetos da Galeria Municipal do Porto em www.galeriamunicipaldoporto.pt.