Cultura

Galeria Municipal do Porto apresenta duas novas exposições em setembro

  • Notícia

    Notícia

#DR_Prémio_Paulo_Cunha_e_Silva.png

No próximo dia 12 de setembro, a Galeria Municipal do Porto irá abrir com dois novos projetos expositivos: "Prémio Paulo Cunha e Silva - 2.ª edição" e "Waves and Whirlpools".

A 2.ª edição do Prémio Paulo Cunha e Silva, apresentada no piso 0, reúne as obras dos seis artistas finalistas deste prémio bianual, criado em 2015 pela Câmara Municipal do Porto como homenagem ao antigo vereador da cultura Paulo Cunha e Silva.

O júri da segunda edição do prémio - Isabel Lewis, John Akomfrah, Margarida Mendes e Shumon Basar - analisou os portefólios de 48 artistas selecionados por um conjunto de 16 curadores por eles indicados. Desse grupo, selecionou seis finalistas - Basir Mahmood, Firenze Lai, Lebohang Kganye, Shaikha Al Mazrou, Song Ta e Steffani Jemison - que, nas suas palavras, são "vozes - estéticas, éticas, técnicas - que articulam o momento atual, ou pressentem até o que está para vir" e que os comoveram pela sua beleza, ternura, especulação política e até pela sua magia. O vencedor será anunciado no decorrer da exposição.

Na Mezzanine da Galeria Municipal do Porto será apresentada Waves and Whirlpools, de Luís Lázaro Matos. Nesta exposição, que tem a curadoria de Martha Kirszenbaum (curadora do Pavilhão de França na 58.ª Bienal de Veneza, 2019), são apresentadas diversas pinturas de Luís Lázaro Matos, tendo como principal inspiração o seu mais recente álbum - também ele intitulado de Waves and Whirlpools - e referências à mitologia do mar. Nestas obras são retratadas criaturas marinhas fantásticas, um cão astronauta chamado Laika, um autorretrato alegórico de um músico transformado em tartaruga marinha e vários alienígenas misteriosos - ecoando tanto a fantasia do artista de ter poder sobre o oceano como o seu fascínio por teorias de conspiração.

As exposições serão de entrada livre e poderão ser visitadas até 15 de novembro, dentro do horário de funcionamento habitual da Galeria Municipal.

Para garantir a segurança do público e dos funcionários, o número máximo de visitantes na Galeria Municipal está limitado (20 no piso 0 e 10 na Mezzanine) e o uso de máscara, a higienização das mãos e o cumprimento da distância social de dois metros são obrigatórios.

Todas as informações referentes à programação podem ser consultadas no site da Galeria Municipal do Porto.