Sociedade

Galeria Municipal do Porto apresenta duas novas exposições em março

  • Notícia

    Notícia

#algirdas_Uzgavenes_or_Mardi_Gras_in_Samogitia.jpg

A Galeria Municipal do Porto inaugura as exposições "Máscaras (Masks)" e "Apesar de não estar, estou muito" a 14 de março, às 17 horas.

"Máscaras (Masks)", que ocupará o piso 0, tem curadoria de João Laia, curador chefe de exposições no Kiasma Museum of Contemporary Art, e de Valentinas Klimasauskas, curador, escritor e um dos curadores do Pavilhão da Letónia na 58.ª Bienal de Veneza 2019. Partindo do lugar que as máscaras ocupam desde a pré-história até ao tempo contemporâneo enquanto elemento fundamental do nosso quotidiano ritualizado, a exposição propõe "um olhar sobre a radical reformulação em curso das nossas múltiplas identidades sociopolíticas, sexuais e transcendentais, questionando os atuais processos em que nos metamorfoseamos de uma identidade noutra".

No dia da inauguração, Adam Christensen, um dos artistas que integra a exposição, irá apresentar uma performance; no dia 15, Valentinas Klimasauskas conduzirá uma visita pela exposição.

Por outro lado, "Apesar de não estar, estou muito", que será inaugurada também no dia 14 de março, apresenta uma retrospetiva do trabalho de Diogo Jesus desenvolvido na última década. Através de desenhos, objetos, vídeos e textos que integraram os diversos projetos e publicações que desenvolveu desde 2007, poder-se-á descobrir a perspetiva mordaz e sarcástica que o artista tem sobre a cultura popular, reunindo as suas obsessões autobiográficas e uma miríade de criaturas que ajudam a explorar várias questões prementes contemporâneas. "Apesar de não estar, estou muito", que é a primeira de várias exposições individuais a serem apresentadas na mezzanine da Galeria Municipal, tem curadoria de João Ribas, ex-diretor do Museu de Serralves, curador do Pavilhão de Portugal na 58.ª Bienal de Veneza e recém-nomeado diretor executivo do centro REDCAT (Roy and Edna Disney/CalArts Theater) do California Institute of the Arts (CalArts).

Ainda antes das duas inaugurações, no dia 5, é inaugurado no Palácio das Artes o Projeto Satélite da Galeria Municipal "Anuário'19", realizado em parceria com a Fundação da Juventude.

+info: Galeria Municipal do Porto