Cultura

Galeria Municipal do Porto apresenta duas novas exposições a 11 de dezembro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

MilenaBonilla.jpg

Milena Bonilla, “Seed will sprout a flower that does not wither, neither can be put on trial”, 2019

Cortesia da artista e Mor Charpentier

A Galeria Municipal do Porto irá apresentar, a 11 de dezembro, dois novos projetos expositivos – “Erro 417: Expectativa Falhada”, com curadoria de Marta Espiridião, e “A Hora Antes do Pôr-do-Sol”, da artista Milena Bonilla, com curadoria de Juan Luis Toboso.

Em “Erro 417: Expectativa Falhada”, a curadora Marta Espiridião debruça-se sobre noções de falhanço e sucesso, em particular na relação com o contexto económico capitalista e as diversas condicionantes estruturais, como a etnia, o género ou a condição social. Enquanto “ferramenta de resistência contra-hegemónica” a exposição procura questionar modelos pré-estabelecidos, trazendo para essa reflexão propostas de Alice dos Reis, Aliza Shvarts, Ana Hipólito, Carlota Bóia Neto, Catarina Real, Daniela Ângelo, Elisa Azevedo, Gisela Casimiro, Hilda de Paulo, Jota Mombaça, Odete e Xavier Paes.

A exposição resulta do projeto concursal Expo’98 no Porto, que atribuiu duas bolsas para a realização de duas exposições, tendo sido selecionada por um júri externo à equipa da Galeria Municipal do Porto, composto por Daniela Agostinho, Miguel Ferrão e Nuno Faria.

Em “A Hora Antes do Pôr-do-Sol”, Milena Bonnilla parte dos ensaios e cartas da filósofa e economista Rosa Luxemburgo para propor a construção de um imaginário situado numa “temporalidade histórica suspensa”, que liga o passado e o presente, cruzando literatura, botânica, referências históricas e mitologias coletivas. A artista continua, neste projeto expositivo, a explorar não só o arquivo como ferramenta de questionamento artístico, mas também de interpretação da história enquanto instrumento de uma possível memória coletiva.

As duas exposições terão entrada livre e poderão ser visitadas até ao dia 13 de fevereiro de 2022, de terça a domingo, das 10 às 18 horas. Toda a informação referente à programação pode ser consultada no site da Galeria Municipal do Porto.