Cultura

Galeria Municipal apresenta “Gyuri”, o mais recente filme de Mariana Lacerda

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Gyuri_Mariana_Lacerda.JPG

DR

Na próxima segunda-feira, dia 19, será projetado o documentário Gyuri, de Mariana Lacerda, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, às 19 horas. A obra retrata a linha geopolítica improvável entre a pequena aldeia húngara de Nagyvárad e a Terra Indígena Yanomami, na Amazónia brasileira.

Nos 30 anos da demarcação da terra indígena, o povo Yanomami encontra-se em situação crítica, pelos diversos ataques do garimpo ilegal na Amazónia brasileira. Claudia Andujar, sobrevivente judia da Segunda Guerra, exilou-se no Brasil, dedicando a vida à salvaguarda deste povo, que a acolheu. Esta ligação, que tem em comum a luta pela sobrevivência, está presente no documentário Gyuri, da diretora pernambucana Mariana Lacerda.

O momento contará, ainda, com uma conversa entre a realizadora e o filósofo húngaro Peter Pál Pelbart. A moderação ficará a cargo da filósofa e investigadora Susana Caló.

Para assistir ao filme, o bilhete gratuito (máximo dois por pessoa) deve ser levantado até 15 minutos antes do início do evento. Reserva de lugar antecipado através do email galeriamunicipal@agoraporto.pt.