Cultura

Galeria Municipal apresenta conversa com Mariana Caló e Francisco Queimadela

  • Notícia

    Notícia

#DR_Retrato_MCFQ.jpg

DR

No próximo sábado, dia 24 de outubro, a Galeria Municipal do Porto realizará uma conversa entre Mariana Caló e Francisco Queimadela, os artistas vencedores da 1.ª edição do Prémio Paulo Cunha e Silva, Guilherme Blanc (Galeria Municipal do Porto) e Luís Silva (Kunsthalle Lissabon).

Mariana Caló (Viana do Castelo, 1984) e Francisco Queimadela (Coimbra, 1985) estudaram Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e trabalham como dupla desde 2010. A sua prática artística desenvolve-se com base num uso privilegiado da imagem em movimento, cruzando ambientes "site-specific" e instalações, mas também desenho, pintura, fotografia e escultura.

Em 2013, foram distinguidos com o prémio internacional Lo Schermo dell'arte (Itália) e, em 2018, com o Prémio Paulo Cunha e Silva. Para a exposição dos finalistas da 1.ª edição do Prémio Paulo Cunha e Silva, apresentada em 2018 na Galeria Municipal do Porto, Mariana Caló e Francisco Queimadela conceberam a instalação "Animal Vegetal Mineral", um políptico que, segundo os artistas, "envolve o espectador num espaço de reflexões, imagens e representações que evocam um estado onírico, desdobrando-se em paisagens introspetivas e viagens noturnas".

Entre as suas exposições recentes destacam-se: "Caos e Ritmo" (GIAJG, 2020); "Bienal Ano Zero" (Coimbra, 2019); "Meia-Noite" (Cinzeiro 8 - MAAT, 2019) e "Rudimental" (Solar Galeria de Arte Cinemática, 2019).

A conversa com Mariana Caló e Francisco Queimadela realiza-se às 16 horas no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. A participação está sujeita ao levantamento de bilhete gratuito na GMP a partir das 10 horas do dia 24 de outubro, e à lotação do auditório. Pode reservar o seu lugar antecipadamente através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.

Esta atividade integra o Programa Público da exposição "Prémio Paulo Cunha e Silva - 2.ª edição", que reúne obras dos finalistas Basir Mahmood, Firenze Lai, Lebohang Kganye, Shaikha Al Mazrou, Song Ta e Steffani Jemison, e que pode ser visitada na GMP até 15 de novembro.

Mais informações no site da Galeria Municipal do Porto.