Cultura

Galeria Municipal abre hoje ao público a exposição visual Quatro Elementos

  • Notícia

    Notícia

A exposição de artes plásticas contemporâneas Quatro Elementos abre hoje ao público, pelas 19 horas, na Galeria Municipal do Porto, nos Jardins do Palácio de Cristal. Congrega pintores, escultores, desenhadores, videoartistas, músicos e outros artistas num diálogo com a obra de Sophia de Mello Breyner Andresen, figura central da Feira do Livro que, também hoje, abriu ao público no recinto.

Comissariada pela Câmara do Porto, Quatro Elementos é a terceira exposição do ano na Galeria Municipal e encerra com o Fórum do Futuro, em novembro. Até lá, propõe um discurso a quatro vozes sobre um tema simultaneamente transversal à obra de Sophia e ao debate que vincula a edição deste ano do Fórum: o Planeta, todos os seus elementos, e a forma como a humanidade neles se inscreve na contemporaneidade.

Os quatro elementos são os quatro curadores convidados para desenvolver o projeto expositivo. São também o Fogo, a Terra, o Ar e a Água. A cada curador, o seu elemento: 

Fogo - Pedro Faro

Terra - Eduarda Neves

Ar - Nuno Faria

Água - Ana Luísa Amaral 

Cada qual assumiu a tarefa de estruturar uma narrativa de exposição com trabalhos em que podemos encontrar as assinaturas de artistas, escritores e outros pensadores internacionais como Douglas Gordon, Martha Rosler, Julius Eastman, Felix Gonzalez-Torres, Aki Nagasaka e James Baldwin, ou nacionais como Vasco Araújo, Mariana Caló e Francisco Queimadela, João Pedro Vale & Nuno Alexandre Ferreira, Júlio Pomar, Salomé Lamas e Sophia de Mello Breyner Andresen.

De entrada livre, "Quatro Elementos" fica patente até 12 de novembro e pode ser visitada de terça-feira a sábado, entre as 10 e 18 horas, e aos domingos entre as 14 e as 18 horas.

Durante o período da Fera do Livro do Porto, até 17 de setembro, o horário é o seguinte:

domingo e segunda-feira - entre as 11 e as 21,30 horas

de terça a quinta-feira - entre as 10 e as 21,30 horas

sexta e sábado - entre as 10 e as 23 horas