Cultura

Galeria Energia continua até fevereiro com quatro sessões

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Dando continuidade à programação iniciada em 2022, o ciclo da Galeria Municipal do Porto dedicado ao cruzamento entre arte, ciência, música e natureza, continuará até ao fim de fevereiro.

Às conversas, workshops, concertos e conferências realizadas ao longo do ano que passou, juntam-se agora mais quatro sessões da Galeria Energia.

Na próxima semana, 18 de janeiro, às 19 horas, falar-se-á do cruzamento entre o estudo científico do universo e as possíveis relações com a arte, através da conversa “Vibrações Cósmicas – Da Física às Artes no CERN”, com a curadora e historiadora Mónica Bello e a artista Nicole L’Huillier, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG).

No final do mês, o Palácio dos Correios acolherá “Shafts of Sunlight”, performance-instalação sonora e imersiva que o artista e músico Lamin Fofana apresentará na sexta-feira, 27 de janeiro, às 19 horas.

Uma semana depois, o artista Fernando García-Dory propõe uma reflexão sobre a cidade, o campo, e os sistemas de intercâmbio e sustentabilidade no contexto da arte e da terra, num encontro de conversas que chamou de “Inland – Campo Adentro”. Irá decorrer no dia 3 de fevereiro, sexta-feira, às 19 horas, no auditório da BMAG.

A fechar este conjunto de propostas, o arquiteto, escritor e curador Andrés Jaque apresentará uma conferência centrada no entendimento da arquitetura na construção das sociedades, numa sessão intitulada “Transcalaridades, Niebla, a gata, e outras formas de dissidência material”. O encontro está agendado para o dia 24 de fevereiro, às 19 horas, também no auditório da BMAG.

Aconselha-se a inscrição gratuita nas atividades através do email galeriamunicipal@agoraporto.pt. O projeto continuará ao longo do ano com novas sessões a anunciar em breve.

Mais informações em www.galeriamunicipaldoporto.pt.