Cultura

Galeria Energia continua a sua programação com Imaginários e Concertos Comentados

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

As próximas propostas da Galeria Municipal do Porto trazem à cidade a dupla de artistas italiana Invernomuto e a escritora e académica americana Saidiya Hartman.

  • Black Med, Chapter IV & VI, de Invernomuto
    Domingo, 19 de junho às 21 horas, no Palácio de Cristal.

A Concha Acústica dos Jardins do Palácio servirá de pano de fundo para uma apresentação de Invernomuto (Simone Bertuzzi e Simone Trabucchi), cuja prática têm vindo a centrar-se em temáticas como migração, periferia, interspécies ou alternativas à tecnologia, muitas delas através do projeto Black Med. Composto por sessões de DJ set, textos e referências que dialogam com peças sonoras, Invernomuto incitam a uma reflexão sobre o Mediterrâneo enquanto território de subordinação, opressão racial e disputa geopolítica.

O momento conta com a colaboração do Sismógrafo, que apresentará uma exposição individual do duo artístico, no dia anterior, no espaço da Rua da Alegria 416, e na sexta-feira uma projeção de dois documentários no Cinema Passos Manuel.

  • A História Recontada, por Saidiya Hartman
    Quarta-feira, 22 de junho às 19 horas, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Saidiya Hartman tem contado as histórias não contadas de vidas negras. Ocupando o espaço vazio da história, que ignorou e obliterou as vozes e corpos negros, Hartman combina pesquisa histórica e arquivo, com teoria crítica e narrativa ficcional.

Escritora e académica de estudos afro-americanos, Saidiya Hartman tem vindo a desafiar e inverter o domínio das vozes e conceções académicas brancas. Esta será uma oportunidade única para ouvir os seus pensamentos influentes sobre o nosso passado-presente.

A entrada para ambas as sessões é livre, sendo possível a reserva de bilhete para a apresentação no auditório da BMAG, através do email galeriamunicipal@agoraporto.pt. Mais informações em www.galeriamunicipaldoporto.pt.