Desporto

Gala assinala os 110 anos da Associação de Futebol do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A apresentação do projeto de construção da academia da associação, que vai nascer no centro da cidade do Porto, marcou a cerimónia que assinalou os 110 anos da maior associação de futebol de Portugal, que decorreu no último sábado, na Alfândega do Porto.

A Associação de Futebol do Porto (AF Porto) celebrou, a 10 de agosto, 110 anos de vida. Para assinalar a data, a instituição promoveu uma gala que contou com a presença de diversas figuras do desporto nacional, assim como alguns responsáveis políticos e institucionais, entre eles a vereadora da Saúde, Qualidade de Vida e Desporto da Câmara do Porto, Catarina Araújo, e o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia.

A cerimónia serviu para atribuir vários prémios, dos quais se destaca o Prémio Fundadores atribuído ao Futebol Clube do Porto e ao Leixões Sport Club. Também diversos dirigentes de 10 clubes filiados receberam um troféu pelos respetivos centenários alcançados na última década: Gondomar, Coimbrões, Padroense, Leça, SC Nun'Álvares, Varzim e Vilanovense.

Catarina Araújo, vereadora do Desporto da Câmara do Porto, entregou os troféus pelo centenário a três cubes da cidade: Ramaldense Futebol Clube, Sporting Clube da Cruz e Club Sportivo Nun'Alvares.

Os árbitros Artur Soares Dias, Rui Licínio e Paulo Soares receberam o prémio “Mérito Olímpico”. Carlos Carvalho e Domingos Santos foram distinguidos com o prémio “Dedicação”, pelos anos de serviço na Associação de Futebol do Porto e Lourenço Pinto homenageado pelos 13 anos dedicados à mesma instituição.

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, recebeu o prémio “Prestígio e Excelência”. Por entregar a Pinto da Costa – ausente por causa do jogo com o Desportivo de Chaves que coincidiu com a gala – ficou o Galardão de Ouro, que será entregue em data a anunciar, na sede da associação.

Nova academia vai nascer na Prelada

Em destaque esteve, também, a apresentação do projeto de construção da academia da Associação de Futebol do Porto, que irá nascer na zona da Prelada (Porto) e cujas obras estão previstas começar no início de 2023.

José Neves, presidente da AF Porto, sublinhou que “a academia será um espaço dedicado à educação, formação e treino da imensa família da nossa associação”, bem como um “reforço da nossa identidade”.