Política

Balcão de atendimento virtual regista aumento de procura dos canais digitais

  • Notícia

    Notícia

#fib_balcao_virtual.jpg

O serviço de atendimento ao público do Gabinete do Munícipe continua ativo através do Balcão Virtual, no horário de funcionamento habitual. Não sendo este o único canal, começa a evidenciar-se, nesta fase, como o privilegiado pelos cidadãos para o contacto com o Município do Porto. Só na última semana de março, foi registado um aumento significativo na procura dos canais digitais (online e email).

As ferramentas "Fale Connosco" e os formulários online começam a ganhar terreno nesta plataforma digital, que tem vindo a ser cada mais utilizada pelos portuenses. Entre os dias 23 e 27 de março, além de uma subida no número de emails rececionados pelo Gabinete do Munícipe, o Balcão Virtual registou um aumento de cerca de 10% dos formulários preenchidos online.

Por contraste, no mesmo período, o número de chamadas telefónicas recebidas para assuntos gerais decresceu 22% e para assuntos relacionados com urbanismo a quebra foi de 30%. Não obstante, os níveis de serviço, num caso e outro, elevaram-se para valores próximos dos 100%, um dado que também importa salientar, pois evidencia a otimização deste canal de comunicação com o munícipe, mesmo que prestado em regime de teletrabalho.

E, como seria de esperar, o volume do correio postal, enviado e recebido, é agora significativamente menor. O Gabinete do Munícipe está, aliás, orientado para enviar o mínimo de correspondência possível. Prova disso é que, na última semana, colocaram-se menos 87% de cartas no correio. Também o correio postal recebido decresceu em 72%.

O Balcão Virtual tem ainda a vantagem de reunir numa só plataforma uma série de informações sobre a atividade camarária e disponibilizar serviços orientados às necessidades dos cidadãos, facilitando o contacto através de um vasto portefólio de formulários online, elaborado de acordo com as interações possíveis entre munícipe e Município.

Por força das atuais circunstâncias, o atendimento do Gabinete do Munícipe realiza-se à distância desde o dia 16 de março, data em que encerrou ao público. Com uma rápida adaptação ao sistema de teletrabalho, este serviço de front-desk começa agora a registar mais contactos via Balcão de Atendimento Virtual.

O serviço de atendimento telefónico está igualmente disponível entre as 9 e as 17 horas, dos dias úteis.

Descubra que outros canais municipais se mantêm ativos à distância AQUI.