Educação

Gabinete do Munícipe recolhe livros escolares para serem reutilizados

  • Notícia

    Notícia

#fib_banco_livros_escolares.jpg

O Serviço Municipal de Apoio à Reutilização dos Livros Escolares (SMARLE) volta, neste mês de setembro, a aceitar o depósito de manuais escolares já sem uso e publicados a partir do ano letivo de 2015/2016. A entrega pode ser efetuada no Gabinete do Munícipe.

No arranque de mais um ano escolar, mas com cuidados redobrados, o serviço municipal renova o convite para que os cidadãos disponibilizem os manuais de que já não necessitam, de modo a que possam ser reutilizados por outros alunos. Para precaver deslocações desnecessárias, alerta apenas para o facto de não aceitar livros escolares com mais de quatro anos de edição, porque não são mais reutilizáveis, justifica.

Os manuais podem ser depositados no Gabinete do Munícipe (Praça General Humberto Delgado, 266, Porto), de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 17 horas. Já no que toca à sua recolha, atendendo aos constrangimentos causado pela atual situação pandémica, o serviço municipal aconselha que as solicitações sejam submetidas preferencialmente através de e-mail (smarle.gm@cm-porto.pt) ou por telefone (Linha Porto.: 220 100 220).

O SMARLE continua a assumir um papel importante no combate ao desperdício, uma vez que a institucionalização da gratuitidade dos manuais escolares limita-se à rede pública (escolaridade obrigatória), não contemplando os estudantes fora da rede. Além disso, estimula o sentido de partilha entre a comunidade e a promoção de boas práticas de proteção e educação ambiental.