Urbanismo

Futuro PDM estabelece como prioridade a criação de mais espaços verdes

  • Notícia

    Notícia

#mno_lago_parque_da_cidade.jpg

É a grande novidade do novo Plano Diretor Municipal (PDM), matriz do documento que vai reger a cidade durante a próxima década. O Município quer apostar na qualificação e no incremento das manchas verde e azul no mapa da cidade, conectando parques, jardins e zonas de arvoredo com espaços de água. Na Semana do PDM, iniciativa promovida pela Câmara do Porto para lançar a discussão pública do Plano, esta foi, aliás, uma das oportunidades identificadas.

Na apresentação que abriu o debate com a cidade sobre o futuro PDM, o coordenador da equipa do CIBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Paulo Farinha Marques, apontava esse como um caminho válido a seguir, depois de um aturado trabalho de diagnóstico sobre a Estrutura Ecológica e Biodiversidade municipal.

Dizia que além de o Município ter margem para alargar a área dos espaços verdes na cidade, devia fazê-lo também em parceria com outras instituições, o que de resto está a acontecer na construção do Parque Central da Asprela, projeto que envolve a empresa municipal Águas do Porto, a Universidade do Porto e o Instituto Politécnico do Porto. 

O potencial de espaços verdes na criação de contínuos urbanos foi outro dos aspetos destacados na fase de caracterização e foi incorporado, também por isso, nesta revisão do PDM, cuja primeira versão está a ser ultimada, para envio à CCDR-N (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte). É a este organismo a quem cabe, por Lei, o envio do Plano às entidades que se têm de pronunciar. São mais de uma vintena, entre elas a APA (Agência Portuguesa do Ambiente), Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), APDL (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo), ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) e municípios vizinhos.

A Semana do PDM foi amplamente participada, também através das redes sociais da Câmara do Porto, e resultou numa série de contributos e ideias para a revisão do PDM, processo que deverá estar concluído até março de 2021. 

Reveja aqui o vídeo relativo à sessão sobre o Ambiente: