Economia

Futuro do ecossistema tecnológico é o foco da Semana Start & Scale 2019

  • Notícia

    Notícia

#mno_scale_up_05.jpg

Miguel Nogueira

A Semana Start & Scale 2019 está marcada de 1 a 6 de abril e será a mais internacional das quatro edições. Promovida pela Câmara do Porto, através da estratégia ScaleUp Porto, a iniciativa acontece em coordenação com as Finais Mundiais do International Collegiate Programming Competition (ICPC), uma competição de programação que envolve, anualmente, mais de 40 mil estudantes de informática de todo o mundo. 

Com um foco especial no futuro das forças que movem o crescimento dos ecossistemas de talento, investimento, mercado e tecnologia, esta quarta edição acontece sob o tema "Future of Tech Force" e tira partido de sinergias que se podem criar ao colocar em contacto a comunidade ICPC com o ecossistema nacional.

O International Collegiate Programming Competition está a ser organizado pela Universidade do Porto, com o apoio do Município, e trará à cidade as 135 equipas finalistas de programadores, representantes de universidades de todo o mundo, assim como os seus treinadores e um conjunto alargado de representantes da rede Alumni, num total de mais de 1200 pessoas. Pela primeira vez, o evento abre-se à comunidade, sendo possível participar como voluntário, nas palestras ou visitando o espaço para conhecer os participantes.

No âmbito da Semana Start & Scale, a Alfândega do Porto receberá durante estes dias as Finais Nacionais das Olimpíadas Nacionais de Programação e o ToPAS - Torneio de Programação para Alunos do Secundário, organizados em conjunto com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

A iniciativa traz de volta o Hackacity, reuniões de negócios promovidas pelo Doing Business, diversas atividades de criação de rede, sessões focadas em investimento e a Conferência Scaleup for Europe.

Durante toda a semana serão, ainda, realizadas atividades de rua para comunicar o ecossistema de empreendedorismo, contribuindo para demonstrar o papel fundamental que este ecossistema desempenha para o desenvolvimento da cidade e da região, tanto na criação de postos de trabalho qualificado, como na retenção de talento na cidade.

No total, serão 6 dias de atividades organizadas em conjunto com os agentes de inovação que criam e promovem oportunidades na cidade.

A Semana Start & Scale convida à participação de todos, desde estudantes a startups, de empresários aos dinamizadores do ecossistema.

Sobre o ScaleUp Porto

É uma estratégia do Porto que compromete a cidade na promoção do ecossistema de empreendedorismo, inovação e tecnologia. Com uma visão conjunta de apoio ao processo de scaleup, o Porto procura criar um ecossistema sustentável que aumente a competitividade económica da região, crie emprego e melhore a qualidade de vida dos cidadãos.

+Info: Parte da agenda já pode ser consultada aqui