Desporto

Futebol Clube do Porto festeja hoje 130 anos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

bandeira_fcp.jpg

O Futebol Clube do Porto assinala hoje 130 anos de existência. Foi a 28 de setembro de 1893 que o clube, com o nome da cidade, foi fundado, tornando-se, ao longo dos anos, um dos baluartes da Invicta, interna e externamente.

As cerimónias comemorativas da data começaram, logo pela manhã, contando com a presença do presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, acompanhado da restante direção, do presidente da Mesa da Assembleia Geral, Lourenço Pinto, e do presidente do Conselho Fiscal, Jorge Guimarães.

Houve lugar a uma homenagem junto dos bustos de Rui Filipe, Pavão e José Maria Pedroto, no interior do Estádio do Dragão, num gesto que se estendeu aos sócios, jogadores, treinadores e dirigentes portistas já falecidos. Seguiu-se o hastear da bandeira do clube, junto à porta 1 do anfiteatro azul e branco, inaugurado em 2003.

A 28 de setembro de 1893, o Diário Ilustrado anunciava: "Fundou-se no Porto um club denominado Football Club do Porto, o qual vem preencher a falta que havia no norte do paiz de uma associação para os jogadores d’aquella especialidade". A iniciativa partira de António Nicolau d’Almeida, jovem comerciante de vinho do Porto - símbolo maior da cidade desde o século XVII -, e envolvera a fina flor da burguesia portuense. De então para cá, o Futebol Clube do Porto tornou-se um "embaixador" da cidade e da região.