Economia

Fundo Municipal do Porto de Tradição vai apoiar lojas históricas com 400 mil euros

  • Isabel Moreira da Silva

  • Notícia

    Notícia

#fib_Moldursant.jpg

Filipa Brito

O fundo municipal de apoio aos estabelecimentos e entidades reconhecidas ao abrigo do Porto de Tradição pretende apoiar, com cerca de 400 mil euros, 19 lojas históricas, que se candidataram, com sucesso, à segunda edição do programa. Na próxima segunda-feira, dia 22, o assunto é votado em reunião de Câmara.

As candidaturas à segunda edição do fundo decorreram entre agosto e setembro do ano passado, depois de o Executivo Municipal ter aprovado a renovação do programa.

Findo o prazo, “foram rececionadas 21 candidaturas, 19 de estabelecimentos comerciais e 2 entidades reconhecidas”, informa a proposta do vereador da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente.

Seguiu-se a avaliação do júri “de acordo com os critérios definidos e aprovados” pelo órgão executivo, que concluiria pela submissão, com sucesso, das candidaturas apresentadas pelas 19 lojas que, nos processos submetidos, vão ao encontro dos objetivos que presidiram à criação do fundo: apoiar a recuperação dos espaços e o investimento em ferramentas adequadas à sustentabilidade do negócio.

“Não raras vezes, a disponibilidade financeira dos proprietários destes estabelecimentos e entidades não permite a recuperação, o restauro e/ou a manutenção do património que se pretende salvaguardado. Pela mesma razão, o investimento em meios e ferramentas de modernização, divulgação e promoção do seu estabelecimento ficam para segundo plano, o que implica menor capacidade de garantir a sustentabilidade do negócio”, sustenta o documento a votação.

O valor atribuído a cada um dos 19 estabelecimentos contemplados pela segunda edição do fundo municipal não excede os 25 mil euros.

Desde a criação do Porto de Tradição, em 2016, o Município já reconheceu 91 estabelecimentos comerciais, incluindo quatro entidades (Teatro Sá da Bandeira, Orfeão do Porto, UNICEPE - Cooperativa Livreira de Estudantes do Porto e Liga Portuguesa de Profilaxia Social).

O programa atua como um instrumento acrescido de proteção e incentivo às suas atividades.