Cultura

Fundação SPES promove conferência de Helena Vilaça sobre a Reforma Luterana e a Teologia

  • Notícia

    Notícia

#fib_torre_da_marca_02.jpg

"A Reforma e a Política. O desenvolvimento político da Europa na sequência da Guerra dos Trinta Anos" é o tema da sessão incluída na celebração dos 500 anos de Martinho Lutero, que tem lugar na Torre da Marca nesta terça-feira, às 21 horas.

A conferência, que tem como oradora a socióloga e investigadora da Universidade do Porto Helena Vilaça, é a terceira promovida pela Fundação SPES, no âmbito do programa que assinala os 500 anos da Reforma Protestante.

Nesta sessão, Helena Vilaça vai debruçar-se a influência que a Reforma lançada por Martinho Lutero teve sobre os desenvolvimentos políticos da Europa e respetiva geografia, de que é exemplo a Guerra dos Trinta Anos.

Na perspetiva a explorar por Helena Vilaça, a ênfase da salvação pela fé de acordo com a decisão de cada um constitui uma das raízes do individualismo contemporâneo, com consequências para o constitucionalismo e a democracia liberais, hoje assente numa consciência que deixou de ter como fundamento a Bíblia e, mais genericamente, a religião. Nessa medida, a Reforma Protestante teve como efeito (perverso) a secularização da vida social.