Cultura

Fundação de Serralves celebra 30 anos com exposição comemorativa

  • Notícia

    Notícia

#mno_joana_vasconcelos_serralves_19.JPG

Porto.

"Viagem ao Princípio: Ida e Volta. 30 anos da Coleção de Serralves" é o nome da exposição que assinala o marco das três décadas de vida da Fundação de Serralves. Abre nesta sexta-feira ao público.

Acervo da coleção de Serralves e muitas obras especificamente produzidas para a instituição conduzem a narrativa da exposição comemorativa do 30.º aniversário, com curadoria de Marta Almeida, Ricardo Nicolau e Isabel Braga.

Corria o ano de 1989 quando a Fundação foi criada e, desde então, artistas como Mathieu Abonnenc, André Cepeda, Hamish Fulton, Runa Islam, Albuquerque Mendes, Charlotte Moth, Maria Nordman, Lygia Pape, Augusto Alves da Silva, Mariana Silva e Simon Starling, gravaram o seu nome na história de Serralves com trabalhos especificamente encomendados pela instituição. Ou ainda artistas que ali "tiveram importantes exposições", como Pedro Cabrita Reis, Luc Tuymans ou Lothar Baumgarten, informaram os comissários em conferência de imprensa cita a Lusa.

Álvaro Lapa, António Dacosta, Ângelo de Sousa e Joaquim Rodrigo são outros dos criadores presentes na mostra e que estiveram ligados a Serralves desde o início, com obras que "integraram o núcleo constituído pela então Secretaria de Estado da Cultura" e que fazem parte da designada "coleção SEC".

Algumas das obras vão estar nos locais da Casa de Serralves para onde foram concebidas, ao passo que outras vão mudar de sítio.

A exposição, que fica patente até 3 de novembro, vai ter ainda duas extensões, na Câmara do Porto e no Porto de Leixões, ambas a inaugurar até ao fim de julho.