Economia

Funções de apoio do banco Natixis devem passar a operar a partir do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_CEO_Natixis_01.jpg

Miguel Nogueira

No Porto desde 2018, o banco francês de investimento Natixis quer transferir cerca de 200 postos de trabalho da sua sede em Paris para o centro de competências tecnológicas e de informação, que opera no antigo centro comercial Central Shopping.

A instituição francesa de investimento está na cidade há quase três anos e continua a estratégia de expansão dos seus quadros, agora por via da transferência de recursos humanos.

A decisão foi ponderada e prende-se com um conjunto de fatores que têm favorecido o crescimento da empresa no Porto. Quando se instalou na cidade, em 2018, a forte aposta do banco francês deveu-se às “pessoas dotadas, talentosas e bem qualificadas”, ao “ambiente de inovação e de empreendedorismo que se encaixa perfeitamente no ADN [da empresa]” e a um “ajustamento cultural muito grande”, referia o então presidente do conselho de administração do Natixis, na cerimónia de inauguração dos escritórios no Porto, em 2018. "Portugal foi uma grande oportunidade e o Porto foi uma grande oportunidade para a sua realização", rematava Laurent Mignon.

Em fevereiro de 2020, o braço portuense ganhava a vertente de inovação da instituição, com a justificação, nas palavras da então diretora do Natixis em Portugal, Nathalie Risacher, de que o Porto tinha a habilidade de “conjugar agilidade e flexibilidade, típicas de uma startup, com a capacidade de investimento que uma pequena empresa tem dificuldade em obter”.

Mais recentemente, o processo de expansão do banco no Porto conheceu novo impulso com o lançamento de um programa de recrutamento para recém-licenciados em Direito, Gestão e Relações Internacionais, designado Purple Scan, em plena pandemia. Motivo suficiente para uma primeira visita, em julho passado, do substituto de Nathalie Risacher à frente do Natixis no país, Etienne Huret, à Câmara do Porto para reunir com o presidente Rui Moreira, e com o vereador da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente.

A partir das instalações no centro do Porto, são apoiadas unidades principais como banca empresarial e de investimento, banca de retalho, infraestrutura e segurança, e funções de apoio, agora reforçadas com a transferência de duas centenas de postos de trabalho.

A medida avançada, e divulgada pela agência de notícias Bloomberg, estará a aguardar luz verde da parte dos sindicatos, uma vez que envolve trabalhadores em funções de apoio e está inserida num plano de redução de custos, que se traduzirá, por seu turno, no incremento dos quadros nos escritórios portuenses. De um total de 245 empregos atualmente existentes em França, 209 deverão ser transferidos para a cidade do Porto, com o pessoal envolvido na deslocação a receber pacotes para uma saída voluntária ou novas funções no Natixis.

Escritório portuense destaca-se na eficiência energética

Instalado no edifício do antigo centro comercial Central Shopping, na Rua de Santos Pousada, o centro de competências tecnológicas e de informação do Natixis no Porto esteve, de fevereiro a setembro do ano passado, na lista dos 20 edifícios com melhor desempenho energético, organizada pelo CUBE 2020.

No final do ano, entre 261 candidatos, o edifício, inaugurado em março de 2018, foi o 26.º entre os mais eficazes na redução do consumo de energia e o único em Portugal presente na lista.

Um consumo cumulativo de energia e de emissão de carbono reduzidos em 25% e 20%, respetivamente, a cada ano serão fruto da implementação de mudanças estruturais e dicas de poupança entre os colaboradores.

Recorde-se que a vinda do Natixis e de várias outras empresas para o Porto, para investirem e criarem emprego, foi facilitada pela InvestPorto, gabinete municipal focado na atração de investimento. A captação de empresas estrangeiras de forma consolidada levou o Porto a ser reconhecido pelo seu poder de atração e fosse mesmo premiado por isso a nível internacional.