Sociedade

Frutas e hortícolas são as estrelas do Dia Mundial da Alimentação

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_dia_mundial_alimentacao_10.jpg

Filipa Brito

Desde 1981, que se assinala o Dia Mundial da Alimentação a 16 de outubro. A data corresponde à fundação da FAO (Food and Agriculture Organization), uma organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, e tem como grande objetivo consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e alimentação no mundo.

A FAO declarou, ainda, 2021 como o Ano Internacional das Frutas e Hortícolas, no sentido de alertar a população dos benefícios para a saúde humana de um consumo diário adequado destes grupos de alimentos, e simultaneamente contribuir para o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável 2030.

Neste sentido a Câmara do Porto, enquanto entidade promotora da saúde e no âmbito da campanha “O Porto sabe cuidar de si”, assinala esta data reforçando o conhecimento sobre a importância do consumo de hortícolas e frutas para a saúde e bem-estar.

Em Portugal, o consumo inadequado de fruta e hortícolas é considerado um dos principais determinantes de várias doenças crónicas, tais como as doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro. Segundo o último Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, datado de 2015/2016, menos de metade dos portugueses atingia as recomendações diárias estabelecidas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para estes alimentos, sendo este número ainda mais preocupante em idade pediátrica, com menos de um quarto dos adolescentes e cerca de um quarto das crianças a cumprirem as recomendações.