Ambiente

Frota municipal já percorreu mais de 4 milhões de km em modo elétrico

  • Notícia

    Notícia

#mno_carro_eletrico_policia_ponto_01.jpg

Polícia Municipal já usa veículos elétricos

Miguel Nogueira

A frota municipal já percorreu até à data mais de 4 milhões de quilómetros em modo elétrico, contribuindo para uma significativa redução da sua pegada carbónica, pela diminuição do consumo de combustíveis fósseis.

Além das vantagens relacionadas com a redução das emissões de gases com efeito de estufa, o recurso a viaturas elétricas pelo Município constitui um importante contributo para a melhoria da qualidade do ar na cidade, bem como para a redução da poluição sonora.

A reestruturação da frota tem sido, de resto, uma aposta da autarquia, no sentido de evoluir para uma mobilidade mais sustentável, através da progressiva substituição das viaturas movidas a combustíveis fósseis por viaturas 100% elétricas ou híbridas plug-in.

O grande ponto de viragem aconteceu em 2017 com a eletrificação de 70% da frota automóvel no primeiro e maior contrato de renting registado no país com esta finalidade. Partiu de um concurso público internacional, que por sua vez decorreu de um estudo denso e detalhado aos padrões de utilização dos veículos do universo municipal. Os resultados determinaram a possibilidade de eletrificação da frota àquela percentagem, tendo em conta as utilizações, o tipo de veículos existentes e a disponibilidade de soluções existentes, à data, no mercado.

Já neste mês de outubro, o Executivo Municipal aprovou, por unanimidade, a proposta do vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, responsável pelo Pelouro da Inovação e Ambiente, para renovar o aluguer operacional de veículos ligeiros, cujos contratos têm a duração, no máximo, de 51 meses.

Aliada a esta aposta crescente na mobilidade elétrica, o Município tem vindo a estudar novas soluções alternativas para os veículos movidos a gasolina ou gasóleo, uma vez que os fabricantes estão a introduzir inovações no mercado que poderão permitir soluções que em 2017 não existiam e que no futuro próximo possam ir ao encontro das necessidades dos diversos serviços prestados.

Paralelamente, a Câmara salienta os esforços realizados para o desenvolvimento de soluções e estratégias de gestão que, através do recurso a ferramentas e tecnologias de comunicação e informação, promovam uma gestão mais eficiente da frota.