Sociedade

Frente Atlântica com apoio para despesas de refugiados durante três meses

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Numa altura em que parte da ajuda a quem foge da invasão russa à Ucrânia vai esmorecendo, os municípios do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos mantêm-se atentos às necessidades de quem acolhe estes – e outros – refugiados. Na tarde desta quarta-feira, entregaram os cartões de compras atribuídos pelo grupo Sonae ao Seminário Redentorista Cristo Rei, em Vila Nova Nova de Gaia, num apoio global que atinge os 24.600 euros.

A entrega dos cartões “Dá Apoio” teve lugar na própria sede do Seminário Redentorista Cristo Rei, estrutura que tem concentrado grande parte dos esforços de acolhimento e integração de refugiados ucranianos na região, a que a campanha “Somos Todos Ucrânia”, que junta os três municípios da Frente Atlântica, se associou nos primeiros dias após a invasão russa.

Marta Cunha, diretora de Comunicação e Marca do grupo Sonae, referiu que este apoio está integrado numa ação mais global que inclui distribuição de kits à chegada a Portugal, contribuições para centros de acolhimento, promoção de emprego e incentivo na área da educação.

Da parte da Câmara do Porto, esteve presente a vereadora Catarina Araújo, impulsionadora da campanha de solidariedade que une a Frente Atlântica e que, entre outras ações, já enviou dezenas de toneladas de bens para a Ucrânia.

A vereadora com o pelouro da Ação Social, Marina Mendes, representou a Câmara de Vila Nova de Gaia, enquanto o Município de Matosinhos se fez representar por Paulo Gonçalves, da Divisão de Gestão de Riscos, e Henrique Rodrigues, da Unidade de Prevenção.

Depois de uma visita para conhecer as instalações e o trabalho desenvolvido pela Congregação do Santíssimo Redentor junto da comunidade ucraniana, e que alberga, atualmente, 65 pessoas, guiada pela missionária leiga Inês Nabais, o grupo partilhou a vontade de manter o diálogo para encontrar novas ideias de cooperação na ajuda aos refugiados.

A vereadora da Câmara do Porto lembrou que o Município continua a fazer a ponte no que diz respeito a ofertas de emprego e ações de apoio à comunidade ucraniana. Procurando contribuir para uma integração mais plena, a Câmara do Porto aprovou, recentemente, a atribuição a todos os cidadãos ucranianos que chegaram para viver no Porto, ao abrigo do regime de proteção temporária, um cartão intermodal Andante para usufruto, de forma gratuita, da rede de transportes públicos da cidade.